Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Taller Mexicano de Arquitectura
  6. 2018
  7. Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura

Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura

  • 14:00 - 13 Agosto, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Julia Brant
Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura
Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura, © Tamara Uribe
© Tamara Uribe

© Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe © Tamara Uribe + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Mérida, México
  • Arquitetos Responsáveis

    Salvador Román Hernández, Manolo Rodríguez Casares, Felipe Diaz Hernández, Carlos Rebolledo Ibarra
  • Área

    237.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da necessidade de recuperar uma antiga casa situada no centro histórico da cidade de Mérida, México. Casa Deco é uma das poucas residências nesse contexto da cidade, que se caracterizam por ter o estilo arquitetônico homônimo. Tal estilo não é o original da casa, mas o resultado de uma reforma de fachada, o que nos fez optar por evidenciar as preexistências, tanto formais quanto funcionais, que a casa apresentava no início de sua longa história. O projeto busca reinterpretar o estilo de vida de "casa de centro", daí a importância do pátio posterior, seus terraços e varandas. Dada a idade da casa, diversos espaços foram modificados para atingir melhor qualidade de funcionamento, adequada à época, sempre respeitando seu caráter histórico.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A intervenção mais notória e importante se deu no segundo corredor da casa, o espaço central, no qual a intenção foi introduzir um volume no pavimento superior que receberia os serviços, programa que faltava na casa, assim como uma nova escada que daria um novo caráter e melhoraria a funcionalidade desse espaço. Estes novos elementos foram inseridos no espaço sem tocar as antigas paredes de pedra, em um esforço de fazer evidente o sistema construtivo de alvenaria utilizado antigamente, e, além disso, criando um sistema de filtro de luz natural que ilumina as paredes e revela as mudanças de texturas entre os materiais.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

A materialidade é parte fundamental do projeto, já que nas paredes de cada espaço contrastam as diversas intervenções que o edifício sofreu durante sua vida. Como resultado desta análise de propôs o uso do concreto branco como acabamento principal, com o objetivo de ressaltar as características originais da casa como seus pisos coloridos e seus antigos elementos de madeira.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura" [Casa Deco / Taller Mexicano de Arquitectura] 13 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921458/casa-deco-taller-mexicano-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.