Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 2 de 30Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 3 de 30Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 4 de 30Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 5 de 30Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos Responsáveis: Chad Oppenheim, Beat Huesler
  • Equipe De Projeto: Aleksandra Melion, Anthony Cerasoli, Tom Mckeogh, Ana Guedes Lebre, Rasem Kamal
  • Projeto De Interiores: Oppenheim Architecture
  • Paisagismo: Form Landscape Architects
  • Consultoria De Estruturas: WMMEngineersAG
  • Arquitetos Locais: Darb Architects and Engineers
  • Consultoria De Concreto Projetado: GreuterAG
  • Consultor Para Golf: Greg Norman
  • Cidade: Aqaba
  • País: Jordânia
Mais informaçõesMenos informações
Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 4 de 30
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ayla Golfclub é um clube de golfe completamente diferente de tudo aquilo que existe; não apenas por sua paisagem, mas também por sua arquitetura. O projeto desenvolvido pelo escritório Oppenheim Architecture busca inspiração na paisagem montanhosa e nas dunas do deserto jordaniano, assim como as formas de sua arquitetura refletem o patrimônio construído pelos antigos beduínos da região. As linhas sinuosas e ousadas do edifício principal são responsáveis por criar um objeto icônico que torna-se o centro focal de todo o empreendimento, um oásis construído pelo homem em meio ao deserto da cidade de Aqaba.

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 6 de 30
© Rory Gardiner

O edifício do Ayla Golfclub conta com mais de mil e duzentos metros quadrados e é o principal elemento da primeira fase de construção de um enorme complexo esportivo e de lazer que está sendo construído em Aqaba, na Jordânia. Com mais de 40 quilômetros quadrados, o empreendimento conta ainda com uma série de edifícios de apartamentos, hotéis e espaços comerciais, tudo isso implantado ao redor de um novíssimo campo de golfe com 18 buracos concebido por Greg Norman. O mais novo destino turístico na Jordânia oferecerá uma série de amenidades, incluindo um centro comercial, restaurantes, bares e cafés além de um spa.

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 5 de 30
© Rory Gardiner

Formalmente, a arquitetura do Ayla Golf Academy & Clubhouse estabelece um diálogo direto com a paisagem natural de Aqaba, simulando a sinuosidade das montanhas e dunas através de sua estrutura. Uma laje maciça e de linhas orgânicas parece flutuar sobre esta paisagem desértica, acolhendo e organizando o vasto e diverso programa do edifício.

Esta superfície de concreto parece brotar da areia, como um leve tecido que tremula com o vento. Desta forma, não existem paredes ou sistemas mais tradicionais de definição e delimitação dos espaços, a própria curvatura da cobertura é responsável por organizar e acolher os espaços, protegendo o interior dos ventos fortes ou da incidência direta dos raios do sol, e de quebra, enquadrando as mais belas vistas para as montanhas de Aqaba. Chapas de aço corten perfuradas foram utilizadas como elementos de proteção solar, como os antigos "Mashrabiya" ou muxarabis, que permitem uma iluminação difusa e uma ventilação permanente dos espaços interiores. Padrões típicos da arquitetura tradicional da Jordânia foram utilizados como inspiração para o desenho e confecção destes elementos, enquanto que os tons terrosos das montanhas ecoam na superfície do concreto e na ferrugem natural do aço corten.

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 15 de 30
© Rory Gardiner

Este projeto é o resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar formada pela parceria entre o escritório europeu de arquitetura Oppenheim e parceiros locais que, apropriando-se do conhecimento técnico da mão de obra local, desenvolveram um projeto profundamente enraizado na cultura da região. Por outro lado, novas tecnologias foram utilizadas, como o concreto projetado. Por isso, a mão de obra local foi treinada durante as primeiras fases do projeto para facilitar a execução do projeto e promover a capacitação da comunidade de trabalhadores de Aqaba. Além disso, as formas escultóricas da cobertura foram criadas em parceria com um artista local, que ajudou a moldar a cobertura do edifício e a adaptar as tradicionais técnicas de pigmentação de superfícies às novas tecnologias utilizadas na construção do edifício.

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture - Imagem 20 de 30
© Rory Gardiner

Originally published on June 10, 2019

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aqaba, Jordânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture" [Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture] 03 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921382/ayla-golfclub-oppenheim-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.