Residência bedolla / P+0 Architecture

Residência bedolla / P+0 Architecture  - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: P+0 Arquitectura; P+0 Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias :FCH fotografia e Juan Benavides
  • Construção: P+B Arquitectura y Construcción
  • Arquiteto Responsável: David Pedroza Castañeda
  • Colaboradores: Ileana Luna Peralta, Luis Villareal, Yannick Strickler, Oscar Rodríguez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© FCH fotografia e Juan Benavides

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno entre montanhas, de topografia complexa, povoado por cedros e carvalhos de tamanhos generosos, uma pequena residência é projetada. O programa, de aproximadamente 200 m², é muito reduzido em relação aos 2.660 m² do terreno, levando a propor um desenho que aproveita a topografia e as vistas, respeitando quase todas as árvores existentes.

© FCH fotografia e Juan Benavides
Planta - nível inferior
© FCH fotografia e Juan Benavides

Ele inicia em um projeto de dois níveis, ambos localizados no térreo, mas em diferentes alturas, de modo que cada um trabalhe como uma peça independente e aberta para a vegetação e paisagem. As pequenas áreas construídas entre as árvores levam à projeção de dois prismas, um privado e outro social, flutuando sobre o canal que atravessa o terreno. A parte em balanço é resolvida com uma viga criada quando rotacionamos gradualmente a parede contendo o volume privado até transformá-lo em uma laje.

© FCH fotografia e Juan Benavides

A estrutura de concreto, que concilia a relação complexa com o solo, suporta duas "caixas" de pedra que são perfuradas para ventilar naturalmente a casa e aproveitar as vistas espetaculares das montanhas e da floresta. As paredes de pedra e concreto delimitam claramente o coração do projeto: um pátio longitudinal que a partir do acesso conduz à uma pequena floresta de carvalho ao pé do vale. Ao cobrir parcialmente a área central, uma laje simples gera um espaço indefinido que resolve a garagem, forma um terraço a oeste, converte a cobertura do volume social em varanda e rotaciona para conectar os dois volumes com uma escada linear.

© FCH fotografia e Juan Benavides

A separação entre níveis, combinada com o programa simples de uma residência  para uma única pessoa, permite a mesma liberdade de organização no interior que se consegue no pátio central. A estratégia do projeto alcança uma distribuição gratuita dentro de cada volume, onde o mobiliário define os espaços variáveis e as generosas janelas nas paredes e tetos diluem os limites com o exterior. A liberdade dos espaços interiores é enfatizada pelo teto de madeira que, apoiado em paredes de pedra isoladas sob um polimento, resolve os telhados e mezaninos.

© FCH fotografia e Juan Benavides
Corte transversal
© FCH fotografia e Juan Benavides

A coexistência de técnicas modernas de construção com sistemas tradicionais permite um diálogo intenso com o meio ambiente. Criados com a mesma pedra das montanhas que os cercam, os prismas da casa recuperam a linguagem da arquitetura da região, abstraída pela limpeza da linguagem moderna. Materiais e formas contemporâneos e vernáculos são combinados para gerar duas peças simples que aproveitam de uma topografia complexa voltando-se a um ambiente natural espetacular.

© FCH fotografia e Juan Benavides

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência bedolla / P+0 Architecture " [Casa bedolla / P+0 Architecture ] 28 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921186/residencia-bedolla-p-plus-0-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.