Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU

O Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) é o momento onde membros dos EMAUs de todo o país discutem, trocam experiências e aprimoram o modelo de ensino e a extensão universitária onde a produção é voltada prioritariamente para os assuntos que envolvam a democratização da Arquitetura. O SeNEMAU, assim como o EMAU, é um encontro idealizado e promovido pela FeNEA e vem ocorrendo de forma anual, desde 1997, sendo organizado por estudantes envolvidos com os EMAUs, juntamente com os professores orientadores. A programação dos seminários é composta por atividades que promovem uma experiência coletiva de troca e aprendizagem, tais como apresentação dos trabalhos dos escritórios modelos, oficinas práticas, palestras, mesas redondas, vivência e intervenção em espaços da cidade.

TEMÁTICA: ATÉ ONDE VAI SUA AUTONOMIA?

[AUTO]nomia é construída a partir das relações sociais e para garantir a sua é preciso entender a partir de sua vontade humana que tem que se autodeterminar de acordo com sua própria moral sem depender necessariamente do outro. Enquanto seres sociais nunca conseguiremos atingir uma autonomia plena, mas há níveis de autonomia e de equilíbrio individual que são mensurados pela forma com que lidamos com as adversidades.
A capacidade de se relacionar de igual pra igual com qualquer outra pessoa é o que vai determinar a minha autonomia, a partir do nosso entendimento enquanto as relações do universo individual em que tentamos entender nossa relação com o mundo do ponto de vista nosso, e o universo social em que tentamos entender as relações entre os indivíduos é onde as coisas se complicam e a gente acaba por achar que sabemos de muitas coisas quando na verdade só estamos reproduzindo a cultura do qual estamos inserindo e muitas vezes impondo nossas ideias que acabam por limitar o espaço de autonomia de outra pessoa. Podemos então discutir e refletir até onde vai nossa autonomia? Em quais espaços temos de fato autonomia? Por que precisamos de autonomia? Como podemos alcançar mais autonomia? Pra que serve a autonomia? Qual é o impacto da autonomia na vida em comunidade? Como a arquitetura pode ajudar às comunidades a adquirirem mais autonomia? E como o incentivo da autonomia pode transformar a sociedade?

Articulação dos EMAUs

E quando o assunto é autonomia não podemos deixar de tratar do ambiente onde estamos inseridos, os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAUs) que buscam desde o princípio serem espaços de autonomia para seus membros.
Vamos abrir um espaço para a troca de experiências entre os EMAUs consolidados e com experiência, os EMAUs que estão começando e os grupos que estão com a intenção de formar um EMAU, entre quem tem interesse de entrar em algum EMAU e quem faz ou já fez parte de um.

O Arquiteto-deus está morto
Autoconstrução, Mutirão e Canteiro de Obras

A autoconstrução é um processo de produção do espaço com base na união de forças, ou seja, da cooperação de pessoas a partir de mutirões e por isso se distancia das relações capitalistas de compra e venda da força de trabalho. No Brasil, a autoconstrução é a principal ferramenta da maioria da população trabalhadora, ela ocorre de forma espontânea, na maioria das vezes sem assistência técnica, deixando claro o descompasso entre a arquitetura e as demandas populares. No SeNEMAU queremos entender melhor como a relação morador produtor e a moradia produto pode alimentar um sentimento de pertencimento e levar a estruturas sociais que garantem uma maior resiliência, quebrando por completo com a ideologia do arquiteto Deus.

Permacultura

Vivemos em um planeta com recursos finitos e, ainda assim, muitas pessoas não possuem a consciência de preservá-lo e fazer o possível para que a humanidade viva em harmonia com o ecossistema. A Permacultura é um modo de vida que consiste na elaboração e planejamento de ocupações humanas que operam a favor da natureza. Entre os princípios da Permacultura estão o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e a partilha justa de excedentes.
A proposta da Permacultura é produzir um ambiente onde a produção de energia é sustentável, a moradia e a alimentação são garantidas de modo a não agredir o meio ambiente, o bioma local é respeitado e a comunidade se torna coesa e responsável. A permacultura auxilia no desenvolvimento da autonomia, na medida que permite ao indivíduo uma aproximação maior com a natureza e os recursos que se consome sem depender de um sistema que monetize isso.


  • Título

    Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU
  • Tipo

    Seminário
  • Website

  • Organizadores

    Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    12 de Agosto de 2019 08:00 AM
  • Até

    17 de Agosto de 2019 06:00 PM
  • Onde

    Universidade Federal de Uberlândia
  • Endereço

    Av. João Naves de Ávila, 2121 - Progresso, Uberlândia - MG, 38400-902

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU" 10 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920812/seminario-nacional-de-escritorios-modelos-de-arquitetura-e-urbanismo-senemau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.