Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Interiores
  4. Brasil
  5. Ohma
  6. 2019
  7. Livraria Canvas / Ohma

Livraria Canvas / Ohma

  • 10:00 - 14 Julho, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Livraria Canvas / Ohma
Livraria Canvas / Ohma, © Letícia Akemi
© Letícia Akemi

© Felipe de Lara © Letícia Akemi © Letícia Akemi © Felipe de Lara + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423 - Centro, Curitiba - PR, 80420-070, Brasil
  • Arquiteta Responsável

    Paloma Bresolin
  • Equipe de projeto

    Fabio Marx, Nicholas Oher, Paloma Bresolin
  • Área

    44.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

© Letícia Akemi
© Letícia Akemi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A livraria pertence a CASA COR PR do ano de 2019 e foi criada especialmente para a mostra, contando com a livraria carioca Unisaber para a vendas dos livros. A maior inspiração para o nosso projeto foi o desfile primavera - verão da Chanel de 2014, onde todo o cenário era branco e as modelos chamavam a atenção. Sendo assim, queríamos que a livraria representasse essa passarela e os protagonistas fossem os livros, que são verdadeiras obras de arte e merecerem esse destaque, por se tratar de livros ligados a design, arquitetura, moda e fotografia, são esteticamente bonitos e também servem de decoração a espaços.

© Letícia Akemi
© Letícia Akemi
Planta
Planta
© Letícia Akemi
© Letícia Akemi

Além disso, os livros nos instigam a criatividade e a imaginação, porque quando se lê uma história, você quem cria aquele mundo na sua cabeça, desde o cenário, como os personagens, as cores e afins, com personalidades do seu mundo. A partir disso, o coração do nosso projeto nasce também de uma tela ou página em branco, que assim como a vida, se preenche de experiências e conhecimento, livre de limites para pensamentos e criações. Dessa forma, usamos esse conceito para criar a vitrine da loja, onde queríamos provocar o público com a frase do Guilherme Krauss, escritor e empreendedor curitibano: “A vida é uma tela em branco, como você vai preencher a sua?”. Colocamos também cubos de madeira, aço e mármore de diferentes tamanhos para causar essa sensação de estar em construção.

© Felipe de Lara
© Felipe de Lara

Para a realização funcional da livraria, transformamos o banheiro que havia, em depósito para os livros. No briefing que nosso cliente nos passou, ele queria uma mesa grande para a exposição dos livros como ponto focal para as vendas, então criamos a Mesa Papel Dobrado, onde seu suporte se assemelha ao nome. Através disso, nós trouxemos obras de arte ligadas e feitas de  papel, um quadro feito com a técnica de estiletagem, que consiste em cortar o papel com estilete a mão, e o desenho é o negativo do rosto do Alexander Mcqueen, feito pelo artista Renan Custódio, cuiabano. Também conta com a artista Lu Filizola, curitibana, com as folhas de costela de adão que dão destaque ao espelho, um dos espaços intagramáveis criados.

© Amanda Lavorato
© Amanda Lavorato

E por último, queríamos um elemento surpresa no pé direito duplo, localizado no final do ambiente, então ela criou móbiles, que se destaca com o efeito de luz e sombra que causam. E por último, um espaço para leitura foi criado, para que o cliente se sentisse como em uma sala de estar de casa, com o mobiliário nos tons de cinza, para se diferenciar do restante. Dessa forma, criamos a livraria para ser um espaço feito para quem ama e vive de arte.

© Felipe de Lara
© Felipe de Lara

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Livraria Canvas / Ohma" 14 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920659/livraria-canvas-ohma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.