Casa no Restelo / aspa

Casa no Restelo / aspa - Janela, Fachada
© do mal o menos
Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: aspa; aspa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  526
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Calaim & Filho Lda, Carpintaria A Catedral, Carpintaria Vieira e Pedro
  • Fiscalização: Teixeira Trigo
  • Construção: Flatworks
  • Engenharia: PRPC Engenheiro e OHMSOR
  • Autores: José Maria Cumbre, Nuno Sousa Caetano
  • Equipe De Projeto: Luís Gonçalves, Isac Couto, Carolina Delgado, Tânia Neves Correia, Miguel Almeida, Carola Magni
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Restelo / aspa - Janela, Fachada
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situa-se no Bairro do Restelo e compõe uma de duas moradias outrora geminadas, desenhadas por Alexandre Steinkritzer Bastos em 1953.

Casa no Restelo / aspa - Janela, Fachada
© do mal o menos

Intervenções profundas nas últimas seis décadas introduziram nos dois edifícios naturezas formais totalmente distintas, pelo que não foi possível identificar um carácter de unidade ou similitude próprios desta tipologia. As sucessivas ampliações, a disparidade das linguagens formais e o desalinho das geometrias das duas casas justifica a desvinculação do projeto de reabilitação em relação ao edifício adjacente, já que a restituição de um traçado em espelho exigira a presença de uma referência formal do projeto original, que aqui estava ausente.

Casa no Restelo / aspa - Janela, Cadeira
© do mal o menos
Casa no Restelo / aspa - Corrimão
© do mal o menos

Assim, a partir da diversidade da arquitetura do Restelo (do Português Suave ao Modernismo) e de algumas referências fundamentais do Movimento Moderno opera-se uma recontextualização da casa, através da inscrição de uma única lógica de desenho e do vocabulário formal que a compreende. Trata-se de uma requalificação que envolve uma rigorosa operação, em que se empresta ao edifício a atmosfera de uma arquitetura perdida e uma nova identidade. Ao redesenhar a casa gera-se um ambiente semiologicamente bem definido e adaptado à narrativa cenográfica original do bairro e inscreve-se um sentido de intemporalidade, que parece anunciar que a casa sempre foi assim.

Casa no Restelo / aspa - Bacia Sanitária, Banheiro
© do mal o menos

Os alçados de grande racionalidade e aparente simetria encontram nos alinhamentos do novo piso de cobertura plana o remate de uma sintaxe formal transversal a toda a casa. A articulação dos espaços interiores é clara e obedece a uma geometria consistente e a uma firme hierarquia funcional. Os materiais são perenes e recebem a presença da luz natural, em diálogo com um vocabulário sucinto de texturas. E a sequência dos espaços neutros, sóbrios e expostos ao vazio dos interiores acolhe uma forma de silêncio, em que todos os elementos ocupam serenamente o seu lugar.

Casa no Restelo / aspa - Janela, Dormitório
© do mal o menos

Recolhido pela presença robusta e cerrada da massa arbórea, o terraço do último piso enquadra o Tejo e mancha verde de Belém, numa paisagem da qual a casa, indiferente à passagem do tempo, parece agora fazer parte.

Casa no Restelo / aspa - Janela
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa no Restelo / aspa" 23 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920415/casa-no-restelo-aspa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.