Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mesa, Janela, CadeiraApartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Porta, VigaApartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mesa, Iluminação, Cadeira, JanelaApartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - BancadaApartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mais Imagens+ 20

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mesa, Janela, Cadeira
Cortesia de Site Specific Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um pequeno apartamento, parte da Casa de Quinta da Arriaga, em Oeiras. A casa original e os seus espaços de apoio, no limite poente do atual Jardim Municipal de Oeiras, foram divididos em frações menores.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mesa, Cadeira, Bancada, Janela, Viga
Cortesia de Site Specific Arquitectura

Esta, com acesso autônomo pela via pública confronta, no tardoz, o jardim e a Ribeira da Laje. O apartamento divide-se em espaço mínimos, atravessado por um corredor central.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Mesa, Iluminação, Cadeira, Janela
Cortesia de Site Specific Arquitectura
Axonométrica
Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Porta, Viga
Cortesia de Site Specific Arquitectura

Com a intervenção procurou-se uma forma contemporânea de habitar os espaços pequenos mantendo a estrutura original do edifício.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Cama, Dormitório
Cortesia de Site Specific Arquitectura

As sondagens preliminares e as pesquisas feitas sobre o edifício. no âmbito do projeto, revelaram um antigo arco em pedra oculto em paredes e tectos ligeiros, parte da estrutura original da construção, que se tornou uma peça central do trabalho. Juntamente com a demolição de algumas paredes não estruturais da casa, conseguiu-se tirar partido da estrutura do arco, criando um espaço único entre a sala e a cozinha que fez nascer um espaço  amplo que abre sobre as árvores do jardim Municipal.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Cama
Cortesia de Site Specific Arquitectura

A nova estrutura espacial, juntamente com intervenções pontuais em cada espaço, em madeira, procuraram resolver de forma simples e elementar o programa nos espaços mínimos existentes, tirando partido de esconsos e nichos.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Porta
Cortesia de Site Specific Arquitectura

Procurou-se através de um exercício de austeridade construtiva e simplicidade programática, criar uma estrutura habitável que em compartimentos mínimos permitisse espaços livres e desafogados.

Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura - Porta, Janela
Cortesia de Site Specific Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oeiras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Oeiras / Site Specific Arquitectura" 16 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920345/apartamento-em-oeiras-site-specific-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.