Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 2 de 23Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 3 de 23Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 4 de 23Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 5 de 23Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corian, JRBOTAS, Koklatt
Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 6 de 23
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento alvo de intervenção situa-se num edifício do século XIX, localizado no Príncipe Real, sendo caracterizado pela estrutura em tabique, tectos trabalhados, azulejos e pavimentos originais. O foco do projeto incidiu sobretudo na cozinha, apesar do apartamento ter sido todo pintado, portas e portadas recuperadas, bem como o pavimento.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 5 de 23
© do mal o menos
Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 23 de 23
Planta
Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 2 de 23
© do mal o menos

A cozinha apresentava uma organização com uma bancada de parede a parede, um fogão de dimensão generosa situado por baixo da chaminé, na parede oposta, e um frigorífico solto entre estas duas zonas de confecção, sendo que no meio se encontrava uma mesa de refeições.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 10 de 23
© do mal o menos

O projeto teve um conceito bastante contemporâneo, contrapondo-se à estética original do apartamento, criando um contraste que ao mesmo tempo se compatibiliza com o existente, introduzindo uma nova organização e dimensão espacial, assim como novos materiais.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 4 de 23
© do mal o menos

Este conceito baseou-se na criação de uma linha marcante no pavimento, através da diferença de cores e texturas que se prolongou para os elementos que compõem a cozinha. Neste sentido, foram utilizados dois cerâmicos com cores e texturas diferentes, marcando a largura da chaminé e forno/fogão existentes, prolongando-se até à parede oposta. Nesta linha e no meio da cozinha, surge uma ilha em corian que contém o lava-loiças, zona de confecção e zona de refeição, com duas prateleiras em ferro preto suspensas por cima. Esta linha culmina numa garrafeira em ferro preto suspensa também ela suspensa.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 18 de 23
© do mal o menos

Na parede perpendicular situam-se os armários altos com frigorífico, vinoteca, microondas e armários despenseiros. Junto às janelas, na mais próxima à chaminé surge um banco em madeira que contém arrumação, sendo que a parede entre as duas janelas possui um nicho também em madeira para arrumação. A cozinha tem também duas despensas (situadas em dois nichos originais) fechadas por portas lacadas a branco.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 20 de 23
© do mal o menos

A iluminação é feita através de uma calha preta com projetores e uma régua de luz vertical junto aos armários altos, conjugada com apliques pontuais.

Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa - Imagem 3 de 23
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Príncipe Real, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Rua do Arco a São Mamede / Atelier Pupa" 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920277/apartamento-na-rua-do-arco-a-sao-mamede-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.