Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, IluminaçãoNotorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, CadeiraNotorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Viga, CadeiraNotorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - JanelaNotorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Studio Bloco Arquitetura; Studio Bloco Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Portinari, Deca, Sherwin-Williams, Stella, Tigre
Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Notorious Barbearia nasceu com uma peculiariade: ela deveria ser construída com a utilização de contêiners. Sua volumetria surge a partir do maior desafio, resolver os diversos usos que o programa exigia nestes módulos pré-existentes. Uma barber shop que conta com espaço para tatuagem, área de jogos, bar, espaço gourmet, depósito, escritório e área de funcionários.

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi
Planta - Pavimento Térreo
Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Se externamente os contêineres são responsáveis pela estética industrial, internamente a chapa de OSB traz mais aconchego e a identidade forte desejada. Desta forma, a paleta sóbria se resume ao grafite externo, preto do piso naval, o dourado das chapas de aglomerado e o verde da vegetação.

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Janela, Mesa
© Marcelo Donadussi

O projeto nasce através de uma circulação horizontal que marca o seu eixo. Batizada de “boulevard” ela distribui e conecta estes usos alocados em 6 contêiners de 40 pés.

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Janela
© Marcelo Donadussi

À esquerda deste eixo está situada a parte técnica (tatuagem, corte e lavatórios). À direita, encontra-se a área destinada aos jogos, estar e o bar. Este último possui o maior número  de  conexões, pois além de abrigar o caixa do estabelecimento, é o balcão que serve tanto a área interna, quanto ao gourmet e varanda que estão situados na área posterior do complexo.  Os  sanitários internos estão posicionados ao final da circulação, próximos à saída dos fundos, afim de atender o  uso interno e externo do empreendimento.  O administrativo e sala de reuniões são os únicos usos  que se encontram no segundo pavimento.

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O mecanismo de organização utilizado fez com que o pequeno complexo fosse dividido em três espaços bem definidos. A varanda frontal que recepciona e serve de extensão ao pub, a área interna que é o coração do espaço, pois abriga os principais usos e a  posterior,  cujo  espaço  conforma a extensão do interior e também permite a própria utilização deforma independente.

Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura - Fachada, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arlindo Geis, 252. Bairro: Centro Cidade: Igrejinha - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Notorious Barbearia / Studio Bloco Arquitetura" 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920133/notorious-barbearia-studio-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.