Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa ABK / Bernardes Arquitetura

Casa ABK / Bernardes Arquitetura

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 26

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Bernardes Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  570
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Unibox, Arq Design Rio, Chauffage, GRAPHISOFT, THT Revestimentos, Zoboli
Mais informações Menos informações
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa original, projetada pelo arquiteto modernista Sergio Bernardes em 1960, foi encontrada em estado precário. Como muitos de seus trabalhos, a casa foi originalmente projetada para permitir que a maior parte de seus sistemas de controle ambiental seja feita passivamente usando colchões de ar entre as superfícies do telhado e do teto, brises móveis, entre outros.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

No entanto, grande parte de suas características espaciais e materiais originais foram removidas em função de substituições descuidadas ou adição de certos elementos. A renovação visou recuperar as características originais da casa enquanto atualizava seus espaços, infraestrutura e desempenho energético. As áreas íntimas da casa também foram ampliadas para acomodar as necessidades dos novos moradores.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Todos os elementos de madeira, desde a escadaria de acesso aos brise-soleils, bem como seus componentes mecânicos, foram restaurados ao seu estado original e tornaram-se totalmente funcionais novamente. A estrutura e o fechamento da casa são rigorosamente modulados e construídos com componentes de concreto pré-fabricados, alguns dos quais foram severamente danificados.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O teto, por exemplo, era composto por calhas de concreto que serviam de estrutura e elementos impermeabilizantes, apresentando numerosos pontos de vazamento e altas taxas de transmissão térmica. Para atualizá-lo e obter melhores índices de isolamento térmico, foi substituído por uma placa isolante de concreto separada do teto, recriando o espaço ventilado original entre elas.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

A estrutura de pé-direito duplo do telhado da varanda também havia sido coberta com lajes de concreto, que foram substituídas por toldos retráteis e translúcidos que permitem que a área fique totalmente ao ar livre e deixe a luz solar atingir o interior da casa com mais intensidade. A piscina foi devolvida à sua localização original ao longo da parede de pedra do local e agora integra a varanda. A infraestrutura de climatização e instalações elétricas e hidráulicas da casa foi totalmente substituída por novos equipamentos que reduzem o consumo de energia e água.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ABK / Bernardes Arquitetura" 27 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919880/casa-abk-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.