Cenografia Utopia SPFW N47 / Estudio Guto Requena

Cenografia Utopia SPFW N47 / Estudio Guto Requena

© André Klotz© André Klotz© André Klotz© André Klotz+ 25

Vila Leopoldina, Brasil
  • Equipe De Projeto:Ludovica Leone, Guilherme Giantini, Bruno Baietto, Eduardo Chalabi
  • Capacidade:1.700 Pessoas
  • Expectativa De Público:7.000 Pessoas
  • Desfiles:36 Desfiles
  • Direção Criativa:Guto Requena
  • Cidade:Vila Leopoldina
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© André Klotz
© André Klotz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de cenografia do SPFW nesta edição número 47 é inspirada no conceito de Utopia. Um convite aos visitantes para refletirem sobre quais as suas próprias utopias. Ocupando um antigo galpão industrial desativado, com cerca de 5.000 metros quarados e um pé direito de 16 metros de altura, as duas salas de desfile situam-se nas laterais, cada uma com capacidade para cerca de 1.700 pessoas. Ao centro do espaço, criamos uma praça, num gesto de design que possibilita o coletivo e o encontro entre os visitantes.

© André Klotz
© André Klotz

Essa praça é formada por seis mobiliários e cada um foi desenhado para diferentes funcionalidades, como sentar, assistir aos desfiles nos grandes telões que circundam a praça, tomar um drink no bar, buscar privacidade dentro de um pequeno jardim ou brincar nas gangorras. Os seis mobiliários funcionam como se fossem móveis urbanos e poderiam estar localizados em uma praça de grande metrópole. Vistos de cima, eles formam juntos a palavra UTOPIA.

© André Klotz
© André Klotz
Planta
Planta
© André Klotz
© André Klotz

Cada letra foi criada de modo que os visitantes sempre estejam de frente ou próximos uns dos outros, permitindo possíveis trocas e conversas. E quem sabe não podemos sonhar que essa praça também possa estimular a empatia entre esses visitantes. Logo na entrada, o primeiro mobiliário forma a letra “U”, todo feito em ripas de madeira, com sensores que reconhecem quando as pessoas sentam em grupos, acendendo luzes em seu interior que pulsam sinalizando visualmente as potencialidades desses encontros

© André Klotz
© André Klotz

Um convite é feito para que os visitantes compartilhem as suas utopias nas redes sociais, usando a hashtag #MinhaUtopiaHoje. Estas respostas farão parte da própria cenografia, onde ficarão orbitando pelos telões aéreos no decorrer dos seis dias de evento, que funcionarão como uma visualização de dados alimentada em tempo real e de modo colaborativo.
Qual a sua utopia?

© André Klotz
© André Klotz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05317-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cenografia Utopia SPFW N47 / Estudio Guto Requena" 26 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919755/cenografia-utopia-spfw-n47-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.