Academia 20 / Studioworkers

Academia 20 / Studioworkers - CorrimãoAcademia 20 / Studioworkers - Imagem 3 de 47Academia 20 / Studioworkers - MesaAcademia 20 / Studioworkers - CorrimãoAcademia 20 / Studioworkers - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Studioworkers; Studioworkers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE
  • Colaborador: Pedro Cardoso
  • Projeto De Estruturas: Rodolfo Tavares
  • Projeto De Hidráulica: Sérgio Almeida
  • Projeto Acústico: Sergio Almeida
  • Projeto Térmico: António Albertino
  • Projeto De Elétrica E Telecomunicações: José Pedro Oliveira
  • Identidade Cooperativa: Daisi Araujo
  • Construtores: Evo Construções, Transviga (Estruturas pré-fabricadas) Fullcom (electrica e telecomunicações), Climavento (Ventilação e Climatização)
  • Arquiteto Autor: Diogo Machado
  • Cidade: Espinho
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Academia 20 / Studioworkers - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio de criar um ginásio diferenciador, que quebrasse com os estereótipos dos ginásios habituais, levaram á conceção da Academia 20 um ginásio com identidade própria.

Academia 20 / Studioworkers - Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

O ponto de partida foram 2 pavilhões industriais devolutos, presos a um loteamento na zona industrial de espinho, onde os limites do espaço, e a relação exterior/interior estavam definidas logo desde o início.

Academia 20 / Studioworkers - Corrimão
© Ivo Tavares Studio

A organização interior foi estruturada tendo como principal enfoque o espaço da área de treino, mas sem perder de vista toda a envolvente de apoio que é fundamental para o funcionamento do ginásio.

Academia 20 / Studioworkers - Corrimão
© Ivo Tavares Studio

A recepção assume-se como um espaço de boas vindas, sendo a partir dele que faz toda a distribuição, possuindo uma permeabilidade visual sobre a área de treino, permitindo que haja um contacto direto. A fronteira entre treino e espaços de apoio é delimitada por uma parede de vidro a todo o seu comprimento.

Academia 20 / Studioworkers - Mesa
© Ivo Tavares Studio

A recepção assume também o papel de distribuidor, encaminhando para o bar e área de acesso reservado aos sócios.

Corte A

A ideia de implementar um Bar, como sendo um programa acessório, tem como objetivo criar uma sala de estar para os seus utilizadores. A estrutura organizativa foi desenhada de forma a que o bar pudesse ser usufruído pelos sócios bem como pessoas externas ao mesmo. Através da permeabilidade visual que existe entre o bar e área de treino pretende-se que cative as pessoas a usufruírem do ginásio.

Academia 20 / Studioworkers - Imagem 25 de 47
© Ivo Tavares Studio

A área reservada aos sócios para além da zona de treino é constituída pelo balneário para pessoas de mobilidade reduzida, balneários dos professores, gabinetes de apoio ao sócio, para consultas de nutrição, avaliações físicas e massagens, no primeiro andar situam-se os balneários para o publico geral.

Academia 20 / Studioworkers - Imagem 40 de 47
© Ivo Tavares Studio

A área de treino assume-se como um open space, com uma clareza formal as suas linhas retas caracterizam-no. Um teto que transmite através das suas coberturas inclinadas a unidade industrial que foi anteriormente, pautado pelas suas claraboias que permitem a entrada de luz natural que intensificam as formas do espaço interior e  alcançam a vida e identidade que pretendemos transmitir . Tudo em sinergia com a sua leveza e calma transmitida pela cor branco, pretende-se que o seu utilizador se sinta tranquilo e focado no seu treino, deixando lá fora todo o stress citadino.

Academia 20 / Studioworkers - Viga
© Ivo Tavares Studio

Através da área de treino acedemos às salas de aulas, localizadas no primeiro andar, duas localizadas no primeiro pavilhão, e uma terceira localizada no segundo pavilhão, por cima do Bar.

Academia 20 / Studioworkers - Mesa
© Ivo Tavares Studio

Finalizando, toda a harmonia interior é fechada com o seu exterior como se de uma caixa se tratasse. Revestida com placas perfuradas, permitindo que a energia criada no seu interior possa ser transmitida para o exterior.

Academia 20 / Studioworkers - Porta
© Ivo Tavares Studio

Acima de tudo, o nosso pensamento esteve focado no pressuposto de que a Academia 20 deveria ser um ginásio para todos, mais do que um espaço de treino um local de convívio e confraternização, dentro de um espaço moderno e atual.

Academia 20 / Studioworkers - Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua 20 nº 2394 Espinho, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia 20 / Studioworkers" 25 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919698/academia-20-studioworkers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.