Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Japão
  5. RFA+CFA
  6. 2018
  7. Creche Subaru / RFA+CFA

Creche Subaru / RFA+CFA

  • 05:00 - 29 Julho, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Giovana Martino
Creche Subaru / RFA+CFA
Creche Subaru / RFA+CFA, © Takumi Ota
© Takumi Ota

© Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota © Takumi Ota + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Ogōri, Fukuoka Prefecture, Japão
  • Área

    1,203.43 m²
  • Arquitetos Responsáveis

    Ryuji Fujimura+Shunji Hayashida
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Subaru Nursery School é uma escola maternal que foi realocada em uma nova construção localizada no subúrbio de Fukuoka. O cliente solicitou que fosse projetado um prédio durável, onde as crianças estivessem protegidas e em segurança após experimentar os terremotos de 2016 em Kumamoto, que ocorreram logo antes do início do projeto. A creche também enfatiza a educação física e pediu para dividir o edifício em duas salas para acomodar duas faixas etárias, um grupo de crianças mais jovens (0, 1 e 2 anos de idade) e um grupo de crianças mais velhas (3, 4 e 5 anos), para facilitar as atividades físicas das crianças de acordo com o nível de crescimento físico.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Um dos limites do terreno é um bosque pertencente a um santuário local no lado oeste, o qual permite uma vista panorâmica da vasta extensão de campos de arroz na Montanha Hanatate e sua cadeia contínua em direção ao nordeste. Foi necessário considerar cuidadosamente como conectar esses ambientes com o prédio da escola maternal. Nós fornecemos dois jardins ao lado de cada sala - um de frente para o bosque e outro de frente para os campos de arroz no lado sul. O edifício sinuoso serpenteia ao redor de cada jardim, e salas administrativas, incluindo as salas de professores, que são colocadas em "nós", onde é possível observar as atividades das crianças. Além disso, um corredor de montagem com um palco elevado está localizado na esquina, constituindo uma planta irregular em forma de S.

© Takumi Ota
© Takumi Ota
Planta
Planta
© Takumi Ota
© Takumi Ota

Foram estudadas algumas opções possíveis em relação à estrutura do telhado. Precisávamos prestar atenção às várias condições solicitadas em cada lugar: o beiral deve ter 2 metros de profundidade para proteger o prédio de chuva forte e vento forte em caso de tufão, e a altura do teto exigida acima do palco na sala de reunião tinha que ser mais de 4 metros. No final, foi concebido um envelope contínuo que compreende lajes de concreto de 180 mm de espessura, onde as paredes se transformam em beirais e se erguem suavemente em tetos curvos tridimensionais. A superfície curvada do telhado foi decidida através de análise de otimização de projeto visando minimizar a deformação estrutural, que abrange o vão de 15 metros de largura e 4 metros de altura sem colunas e que se funde com as paredes para constituir uma estrutura integrada.

© Takumi Ota
© Takumi Ota
© Takumi Ota
© Takumi Ota
© Takumi Ota
© Takumi Ota

De dentro do salão, a visão das montanhas ao longe, emoldurada pelas janelas horizontais da fita, parece muito próxima. Quando vistas de fora, a forma de telhado ondulada gerada usando uma linguagem de máquina de design algorítmico e a forma da Montanha de Hanatate formada pela força da natureza se sobrepõem para criar um cenário contínuo onde a arquitetura se funde com a paisagem circundante. Este projeto exprime a idéia da “arquitetura como um corpo contínuo” que se torna um quando combinado com a natureza abundante.

© Takumi Ota
© Takumi Ota
Cortes
Cortes
© Takumi Ota
© Takumi Ota

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Creche Subaru / RFA+CFA" [Subaru Nursery / RFA+CFA] 29 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919563/creche-subaru-rfa-plus-cfa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.