Apartamento Orto / TAU Arquitetos

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Sofá, Mesa, Janela, CadeiraApartamento Orto / TAU Arquitetos - SofáApartamento Orto / TAU Arquitetos - Mesa, Cadeira, VigaApartamento Orto / TAU Arquitetos - Janela, Viga, DormitórioApartamento Orto / TAU Arquitetos - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: TAU Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lurca, Portobello, Rebi do Brasil, Tok Stok
  • Autores: Filipe Battazza, Raoni Mariano
  • Obra Civil: Engenheiro Luiz Costa
  • Marcenaria: Rebi do Brasil
  • Produção: Grauters e Urban Arts
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Sofá, Mesa, Iluminação
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de um apartamento de 42m² em um edifício novo localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo. A premissa do cliente era a transformação do espaço, conferindo personalidade e funcionalidade, mas com o mínimo necessário de obra civil. Diante disso, a única demolição realizada foi a retirada da porta que separa o quarto da sala/cozinha (ambientes integrados), aumentando o vão para posteriormente instalar uma porta pivotante.

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Imagem 18 de 22
Planta
Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Bancada, Cadeira, Pia
© Pedro Napolitano Prata

A partir disso, a marcenaria, as cores e os materiais escolhidos para revestimento seriam os protagonistas do espaço. Para tal, sempre elegemos algum elemento arquitetônico para nortear a concepção do projeto. Neste caso, o tema central foram as linhas ortogonais. A ortogonalidade está presente em diversos pontos do projeto como: o painel de madeira da sala, o desenho e modulação das estantes, os azulejos da cozinha, luminárias e o mobiliário.

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Sofá
© Pedro Napolitano Prata

Vale ressaltar como os planos em cores e portas dos armários dialogam com as linhas: na cozinha, o cinza escuro aparece nas paredes e na parte superior do armário; na sala o cinza claro se faz presente; enquanto no quarto a parte inferior se estabelece em terracota e as demais brancas. Para dar mais sensação de amplitude no apartamento, utilizamos em todos ambientes (incluindo varanda) um piso de porcelanato de grande dimensão 1,20x1,20 com a aparência de concreto. Assim como nos demais elementos optamos por cores claras, representada na pintura e marcenaria com folha natural de madeira marfim.

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Mesa, Cadeira, Bancada
© Pedro Napolitano Prata

O desenho personalizado da marcenaria é peça-chave para integração visual do espaço, dessa forma, não temos elementos isolados e sim móveis que cobrem grande áreas e desempenham distintas funções. Na sala, a estante da televisão se transforma no painel ripado que disfarça a porta de acesso ao quarto e culmina no banco para a mesa de refeições e trabalho. Da mesma maneira, o armário do quarto, foi estrategicamente posicionado ao fundo para ganharmos espaço na lateral da parede, onde posicionamos uma estante aberta com espelho.

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Madeira, Porta, Cama, Dormitório, Janela
© Pedro Napolitano Prata

Apartamento Orto / TAU Arquitetos - Prateleira, Cama
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Alves Guimarães - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Orto / TAU Arquitetos" 23 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919141/apartamento-orto-fabrica-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.