Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
  6. 2014
  7. Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

  • 06:30 - 13 Junho, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 29

  • Equipe de Projeto

    Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Samira Rodrigues, Mariane Takahashi Christovam, Ana Carolina de Lima, Alex Ninomia, Tiago Martinelli, Rosa Clara Alves, Tadeu Omae, Luana Pedrosa
  • Construção

    Felipe Fernandez
  • Fundação

    Thólos Engenharia
  • Estrutura

    Thólos Engenharia
  • Projeto de Climatização

    Thólos Engenharia
  • Projeto Hidráulico

    Thólos Engenharia
  • Projeto Elétrico

    Thólos Engenharia
  • Paisagismo

    Mariana Correa Soares
  • Projeto de Interiores

    Zoom Urbanismo Arquitetura e Design e Renata Feliciano
  • Projeto de Iluminação

    Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
  • Mais informações Menos informações
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a solicitação de, no mesmo terreno, construir duas casas vizinhas, uma para cada irmão. Os dois sobrados são praticamente iguais, possuem apenas algumas diferenças de programa e detalhe, recebendo daí o apelido: casas gêmeas. Quanto às diferenças de programa, numa das casas, há uma sala de estar ampla no térreo, e dois dormitórios e uma suíte no pavimento superior. Na outra casa, logo na entrada, ocupando uma parte do que seria a sala, há um escritório ou consultório, pensado para a dona que costuma trabalhar e atender pessoas em casa.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba
Planta - Pavimento Inferior
Planta - Pavimento Inferior
© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Um dos dos dormitórios do pavimento superior foi destinado a um quarto flexível que pode assumir diferentes usos. Por se tratar de um terreno relativamente estreito, com menos de dez metros de largura para as duas casas, optou-se por ocupar o recuo lateral e abrir espaço para três pátios. Esses respiros trazem o exterior para dentro da casa, dentro e fora se misturam e se confundem. Além do pátio frontal e do pátio nos fundos do terrnos, destaca-se o pátio central, um dos principais elementos da residência, essencial para trazer luz e ventilação aos ambientes sociais, distribuídos ao redor dele.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A iluminação e ventilação natural e, consequentemente, as aberturas das casas foram itens que receberam bastante atenção durante o projeto. Os amplos caixilhos desempenham papel importante, pois permitem que os ambientes se integrem e sejam flexíveis, visualmente e espacialmente. A cozinha, por exemplo, pode ser fechada ou integrar-se à sala de jantar. O mesmo ocorre em um dos dormitórios numa das casas, um espaço que pode servir como sala, escritório ou se fechar e servir como dormitório para receber uma eventual visita.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

O pátio, quando o caixilho está aberto, pode ser uma extensão da sala, do corredor da escada e da sala de jantar, tornando todo o pavimento num ambiente aberto, avarandado e agradável. Para controle de luz e privacidade, algumas aberturas receberam vidro translúcido, como as do banheiros, ou uma folha de persiana metálica, como as da suíte. A luz também chega aos dormitórios por clarabóias no teto. O primeiro pavimento concentra as áreas sociais, com sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço e, em uma das casas, um escritório.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

A ideia era manter esse pavimento o mais fluido possível, sem paredes e barreiras visuais, integrando o pátio e a luz dele aos demais ambientes. Ao subir as escadas, a passarela com fechamento de vidro permite a vista de cima do pátio e divide a suíte principal dos outros quartos e espaços de estar íntimo. Os elementos construtivos são simples, foram empregados na construção materiais pré-fabricados como lajes de concreto, blocos de alvenaria estrutural. Na divisa entre as duas casas, sobre o muro, há uma faixa de elemento vazado, que ajuda a manter a privacidade do andar superior entre as duas casas, mas mantém a luminosidade de forma delicada.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design" 13 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918899/casas-gemeas-zoom-urbanismo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.