Casa do Monte / Gávea Arquitetos

Casa do Monte / Gávea Arquitetos

Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, FachadaCasa do Monte / Gávea Arquitetos - Escada, Tijolo, FachadaCasa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, Fachada, Viga, AidoCasa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, Viga, CorrimãoCasa do Monte / Gávea Arquitetos - Mais Imagens+ 23

Itaipava, Brasil
  • Arquitetos: Gávea Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chauffage, DanicaZipco, Deca, Ladrilhos Petrópolis, Palimanan
  • Arquitetos Responsáveis: Alziro Carvalho Neto, Felipe Rio Branco
  • Colaboradores: Mateus Leoni, Caroline Lacerda, Raphael Carneiro, Lucas Netto e Anna Gerk
  • Estruturas De Concreto: Ricardo Barelli
  • Estruturas De Madeira: ITA Construtora
  • Paisagismo: Embyá Paisagens e Ecossistemas
  • Construção: Gregório Rosenbusch
  • Esquadrias De Madeira: Carpintaria Santa Luzia
  • Maquete: Antonio Machado
  • Cidade: Itaipava
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, Fachada
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. As circunstâncias inerentes ao projeto para a 'Casa do Monte' remetem a um dos temas mais primordiais da arquitetura - a relação entre a obra e a paisagem. Nesse sentido, por estar localizada no alto de uma montanha, tal relação pode ser explorada a fim de perceber os limites incertos entre a horizontalidade da paisagem e a figura da obra arquitetônica. Partindo dessa premissa, a estrutura que conforma a espacialidade da habitação surge do posicionamento de cinco planos paralelos, cujo intervalo entre eles determina o caráter funcional e estrutural do projeto. A configuração desses planos cria dos eixos estruturadores, possibilitando duas formas de se relacionar com o exterior.

Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Viga
© Federico Cairoli
Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Imagem 21 de 28
Planta
Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, Fachada, Viga, Aido
© Federico Cairoli

O eixo longitudinal a eles, que se volta para o exterior sublime da paisagem. E outro transversal, que articula os diversos atravessamentos e ambientes que configuram a forma de habitar da casa. A opção por uma construção em um único nível reitera essa premissa de continuidade entre os ambientes, e entre interior e exterior. Ao expandir pelo terreno todos os usos inerentes à habitação em uma mesma cota, permite-se explorar as diversas possibilidades de se ocupar e vivenciar o terreno. Seja nos espaços internos, seja nas áreas externas. O único momento que há uma alteração de nível, é na área destinada a piscina, que possui a mesma cota da laje que cobre as duas alas destinadas aos dormitórios.

Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Fachada, Viga
© Federico Cairoli
Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Imagem 22 de 28
Corte A
Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Janela, Viga, Fachada
© Federico Cairoli

Como são cobertas por uma forração de grama, elas também se tornam piso, permitindo assim a configuração de um mirante que se volta para a paisagem que se impõe ao redor, tendo a abóbada celeste como proteção. Todos os ambientes se relacionam com o exterior, e tal relação é reiterada a partir da expansão dos elementos que conformam a estrutura espacial de cada um desses ambientes. Isto se percebe na continuidade dos planos das paredes, nas marquises de concreto, e nos pisos das varandas - cujo tom terroso, remete á tonalidade do solo da região. Essa indeterminação dos limites busca criar esse abrigo externo, reforçando a relação com a paisagem que o envolve.

Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Viga
© Federico Cairoli

No espaço central, a relação entre o exterior e interior ganha potência na escala, ao receber uma cobertura cuja estrutura se destaca da volumetria dos demais ambientes. O detalhe de fixação da madeira nos planos de alvenaria, além de guardar a memória do processo construtivo, remetendo às escoras das formas das vigas de concreto, possibilita a entrada de luz, e a saída da percepção para o exterior. Do mais interior ao mais exterior, o espaço entre ganha ares de praça. Quase externo, quase interno. Luz, ar, pessoas e paisagem. Tudo se encontra.

Casa do Monte / Gávea Arquitetos - Imagem 27 de 28
Maquete 3

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Monte / Gávea Arquitetos" 12 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918891/casa-do-monte-gavea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.