Reforma em uma Estação Enológica / Aulets Arquitectes

Felanitx, Espanha
  • Arquitetos: Aulets Arquitectes; Aulets Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alfareria Soler, JUNG, Ladrilleria Mallorquinas, Roca, UnicMall
  • Arquitetos Autores Da Obra: Francisco Cifuentes, Sebastiàn Martorell e Tomeu Riutord
  • Outros Participantes: Ernest Bordoy, Lluis Martorell
  • Construção: Construcciones Marín
  • Cálculo Estrutural: Alfons Romero
  • Cidade: Felanitx
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto do projeto é a reforma de um pequeno anexo da antiga Estação Enológica de Felanitx (1910-1940) para abrigar a sede da empresa que produz o vinho Pla LLevant. A proposta se define por três ações: o uso das preexistências, o uso de materiais industriais e artesanais locais, e a recuperação da memória do uso do edifício.
1- O ponto de partida do projeto consistiu em conservar todos os elementos construtivos que estavam em bom estado, como as paredes de alvenaria, a escada, os corrimãos interno e externo, a estrutura de concreto, os pavimentos hidráulicos e as janelas. Uma vez definidas as preexistências construtivas, foram elas que definiram e configuraram o espaço interno, figurando como as protagonistas que impõem sua presença sem alterar nem adicionar elementos que as desvirtuem.

© José Hevia
Corte Materiais
© José Hevia

2- Os materiais utilizados acompanham as preexistências para reforçar sua presença no projeto. As lajes de concreto se apoiam ao longo das paredes de alvenaria. O revestimento de cal, fabricado na própria cidade de Felanitx, recobre todas as superfícies verticais, tanto as paredes, quanto os batentes de portas e janelas. Blocos cerâmicos dão forma aos novos elementos verticais, como a caixa de banheiros e a caixa do elevador, assim como um móvel para garrafas junto a uma janela. A cobertura é ventilada e construída por meio de uma lâmina respirável e isolamento térmico de cortiça natural de 10 cm. Estas características permitem criar um edifício com bom desempenho energético que responde às condições extremas de inverno e verão. A proposta recicla elementos, como as janelas preexistentes, que foram adaptadas para responder às exigências atuais de conforto.

© José Hevia
Axonométrica Croqui
© José Hevia

3- O objetivo da reforma é recuperar o edifício para que ele possa ser utilizado como sede da empresa. Originalmente, o pátio do complexo era destinado ao cultivo de parreiras, usadas em pesquisas sobre as características das diversas espécies de uva. Atualmente ele funciona como o estacionamento do centro de saúde que ocupa o restante do edifício. A intervenção pretende recuperar o entorno do edifício para realizar uma nova plantação de parreiras que crie uma paisagem visível do interior do edifício. A entrada do conjunto é feita sob uma pérgola metálica construída com os mesmos materiais das estruturas que sustentam as parreiras. A estrutura metálica adentra o edifício e nela são suspensas as luminárias. 

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer del Canonge Barceló, 07200 Felanitx, Illes Balears, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma em uma Estação Enológica / Aulets Arquitectes" [Reforma Estación Enológica / Aulets Arquitectes] 21 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918397/reforma-em-uma-estacao-enologica-aulets-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.