Casa CT / nicolasCRUZarquitectos

Casa CT / nicolasCRUZarquitectos - Mais Imagens+ 35

Puerto Nuevo, Chile
  • Arquitetos: nicolasCRUZarquitectos; nicolasCRUZarquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolas Cruz Tagle
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bosca, CHC, Cintac, Cintac®, Kitchen Center, Pizarreño
  • Construção: Constructora del Ranco, Victor Delgado
  • Cálculo Estrutural: William Morgan
  • Projeto Sanitário: Gonzalo Alcalde
  • Mobiliário Cozinha: Moca Diseño
  • Cidade: Puerto Nuevo
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nicolas Cruz Tagle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se caracteriza por um tipo de platô entre duas ladeiras que descem até o lago Ranco em orientação sul-leste, tendo ali sua principal vista para a paisagem. O local é dominado por um grande loureiro e um coihue (árvore local), além de rochas pré-existentes. A orientação norte coincide com a cota superior desse platô, de onde provêm os ventos e a chuva no inverno, e ao sul, onde está o acesso e o terreno vizinho de onde provêm os ventos dominantes no verão.

© Nicolas Cruz Tagle

Com isso, se propõe uma parede curva que se fecha em relação à colina oeste e se abre para leste, para o lago, privilegiando a vista e o sol da manhã, e evitando os ventos e chuvas do norte no inverno e os ventos do sul no verão. Deste gesto se desprende o volume da casa formada por três níveis.

© Nicolas Cruz Tagle

A casa foi pensada para receber 3 gerações de uma família, e por isso em primeiro lugar se pensou o subsolo, onde se situa um dormitório/ateliê e um banheiro, que além disso configura um embasamento de concreto que isola a estrutura de madeira dos pisos superiores em relação ao solo.

© Nicolas Cruz Tagle

O primeiro pavimento contém os espaços comuns e o dormitório principal. Além do acesso através de um corredor e uma varanda coberta no leste. Enquanto isso, no segundo pavimento há quatro dormitórios - dois ao sul e dois ao norte, unidos por uma ponte que margeia o pé direito duplo do estar principal- e dois banheiros. Essa ponte possui janelas superiores que fornecem luz e insolação à tarde.

Planta Nível 1
Corte BB
Isométrica

Como foi dito anteriormente, em primeiro lugar se propõe um embasamento de concreto onde se apoia uma estrutura de madeira modulada em uma grelha de 122 cm. No interior a casa é revestida com tábuas de madeira para as paredes e cerâmica nos pisos. Além disso, utiliza-se uma pedra ardósia preta no acesso e nas áreas úmidas - banheiros e cozinha. Na parte externa, a fachada leste é revestida em fibrocimento Northway de tom castanho, enquanto a parede curva é revestida em zinco corrugado pré-pintado de preto, ambos com sua correspondente câmara de ar ventilada.

© Nicolas Cruz Tagle

A espacialidade desejada é dominada pelo calor da própria madeira e pelas diversas maneiras com que a luz invade o interior, promovendo as vistas cruzadas entre os diferentes espaços, sempre contendo as vistas para a paisagem com a luz que cai por trás sobre a parede curva.

© Nicolas Cruz Tagle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CT / nicolasCRUZarquitectos" [Casa CT / nicolasCRUZarquitectos] 06 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917812/casa-ct-nicolascruzarquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.