Casa na Floresta / ARQUITECTURA-G

© José Hevia

Casa na Floresta / ARQUITECTURA-G - Mais Imagens+ 24

Floresta, Espanha
  • Arquitetos: ARQUITECTURA-G; ARQUITECTURA-G
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Consultor Estrutural: Eskubi Turró Arquitectes SLP
  • Arquiteto Técnico: Vinclament, Xavier Badia
  • Cidade: Floresta
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na metade do caminho entre Barcelona e Sant Cugat, a Floresta é um bairro de baixa densidade localizado nas montanhas de Collserola. Uma constelação desordenada de casas salpica as colinas coberturas de vegetação em abundância. Na Floresta há lugar para caminhos de terra e asfalto, assim como para casas de construção recente e construções dos anos 50.

© José Hevia

A intervenção realoca precisamente uma pequena construção feita pelos pais do cliente nos anos 60 e que fora demolida por conta de severas patologias. O terreno tem uma inclinação pronunciada e o projeto utiliza a pequena planície onde a antiga casa se implantava. O projeto se desenvolve em dois pavimentos e foi pensado como um espaço de reunião familiar, com uma planta livre e três dormitórios no primeiro pavimento.

© José Hevia

As aberturas na fachada ajudam a fortalecer a relação da casa com o terreno e a floresta. O primeiro pavimento é rotacionado em relação ao térreo e define uma série de claraboias e pequenas varandas que dão espaço para que as copas das árvores se aproximem da fachada.

© José Hevia

O interior da casa se caracteriza por sua grande simplicidade, e é a própria estrutura que define os acabamentos internos principais, com madeiras rústicas para as paredes e polidas para o piso, buscando fazer com que o exterior faça parte do interior através de reflexos.

© José Hevia

A casa é uma caixa de madeira coberta por uma lâmina de aço colocada sobre uma base simples de concreto.

© José Hevia

A estrutura do projeto é composta por painéis de madeira laminada. Esses painéis foram utilizados como muros de carga quando colocados em posição vertical e com uma seção mais baixa, ajudada por vigas de abeto laminadas; e como laje quando colocados em posição horizontal.

© José Hevia

Em termos de revestimento, as faces externas das paredes de carga foram cobertas com um isolamento de 10 cm. As tiras verticais de madeira foram colocadas entre as lajes de isolamento e o conjunto foi recoberto com uma lâmina tyvek. As tiras funcionam como suporte para as seções de aço omega que sustentam a placa de aço ondulada galvanizada que reveste a fachada.

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Floresta / ARQUITECTURA-G" [Casa en La Floresta / ARQUITECTURA-G] 12 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917765/casa-na-floresta-arquitectura-g> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.