Residência IHA / Wallmakers

Residência IHA / Wallmakers - Mais Imagens+ 27

Thiruvananthapuram, Índia
  • Arquitetos: Wallmakers; Wallmakers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EBCO, Jaguar, Simpolo
  • Equipe: Antony T.A. e equipe
  • Equipe Fabricação: Kunjumon James -J.K steels
  • Carpintaria : Sarath Prasad e equipe
  • Arquiteto Responsável: Arq. Vinu Daniel
  • Cidade: Thiruvananthapuram
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Anand Jaju

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, Sra. Tara Pillai e Sreekumar, moradores de Deli, queriam uma residência ecológica que também trouxesse a paz e tranquilidade na movimentada cidade de Trivandrum.

© Anand Jaju

A residência retrata uma atmosfera que é um oxímoro na natureza - serena e cálida, com decorações minimalistas, ao mesmo tempo em que possui um design rústico.

© Anand Jaju

A edificação estava localizada em um terreno baixo com risco de enchente, que foi o principal obstáculo enfrentado. A ideia central era garantir que a edificação não criasse obstáculos no fluxo de água. Situada em um estado como Kerala, onde as chuvas são freqüentes, nós asseguramos que a água infiltrasse no solo e que pudesse ser coletada. Tivemos que encontrar uma solução alternativa e sustentável que também pudesse melhorar a qualidade espacial - uma lagoa no ponto mais baixo do local, de modo que a água seja retida ali.

© Anand Jaju
Planta - cobertura
© Anand Jaju

Usar bambu para a fachada apresentava uma desvantagem - que é precário e não pode suportar toda uma edificação de porte grande. A fachada de bambu é criada e conservada em uma posição estável, reforçando o bambu com barras de aço. A sequência contínua de bambus cria a elevação frontal para a residência que suporta a escada, gerando também um espaço semi-aberto.

© Anand Jaju
© Anand Jaju

A forma distinta de peças CSEB (blocos de terra comprimida) foi usada para transmitir privacidade aos dormitórios. Além disso, por seu arranjo, possibilita a entrada de luz e permite ampla ventilação.

© Anand Jaju
Planta - térreo
© Anand Jaju

O uso de grelhas de sucata de antigos eletrodomésticos em vez de novas de fábrica é uma parte imperativa da residência. O uso de tais grades propaga a ideia de sustentabilidade e serve como um meio de renda para os trabalhadores que se esforçam por criar obras de arte requintadas.

© Anand Jaju
Corte
© Anand Jaju

Nós tentamos trazer pequenas mudanças na rotina habitual de desperdício, utilizando algo que vemos regularmente em ferros-velhos. O uso de placas de base do motor das máquinas de lavar, soldadas em conjunto, não apenas incentiva a vida sustentável e a reutilização, mas também aumenta a beleza da residência. Utilizar material de sucata e transformá-lo em algo espetacular é possível.

© Sharan Pillai

O que diferencia a residência das habituais é o seu interior simplista e minimalista. Os arquitetos fazem uso de árvores desenraizadas e resíduos de madeira de serrarias para criar o seu mobiliário.

© Anand Jaju

A estrutura se conecta estreitamente à natureza em termos de implantação, desenho e materiais. A residência abraça o ambiente de paz ao seu redor e a vibração extrovertida e cordial dentro das suas quatro paredes.

© Anand Jaju

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência IHA / Wallmakers" [IHA Residence / Wallmakers] 02 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917758/residencia-iha-wallmakers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.