Residência em La Juanita / Delfina Riverti + FRAM arquitectos

© Fernando Schapochnik

Residência em La Juanita / Delfina Riverti + FRAM arquitectos - Mais Imagens+ 27

José Ignacio, Uruguai
  • Arquitetos: Delfina Riverti, FRAM arquitectos; Delfina Riverti, FRAM arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Aluar (Aluminio argentino), Isolant, JOHNSON ACERO, ternium siderar
  • Colaboradores: Estudio Carolina Pedroni / Miguel Rossi
  • Arquitetos Responsáveis: Delfina Riverti / Franco Riccheri
  • Cidade: José Ignacio
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Schapochnik

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Balneário La Juanita, em meio à floresta e perto da lagoa José Ignacio, o terreno onde a residência está implantada apresenta uma encosta íngreme com diferença de até dois metros e meio entre a frente na rua e a parte posterior do lote. Dada esta condição, o nível zero da casa é projetado acima do nível máximo do terreno, destacado, mantendo a inclinação natural e garantindo ventilação às partes inferiores.

© Fernando Schapochnik

A orientação norte em direção à rua, oposta à vista do mar - orientada para o sul e sobre a parte posterior do lote (característica comum na costa uruguaia) - supõe a necessidade de propor expansões em ambas as direções. A expressão volumétrica da habitação refere-se diretamente à uma leitura programática, um volume baixo contém sala de jantar-cozinha, e um segundo volume de dois pavimentos reúne dormitórios e banheiros.

© Fernando Schapochnik
Planta - nível inferior
© Fernando Schapochnik
Corte Perspectivado

Essa condição condiz com o funcionamento previsto para a residência: o nível inferior para receber familiares e abrigar usos comuns e o superior exclusivamente para os proprietários. Uma ponte conecta os dois corpos, ao mesmo tempo em que abre o acesso pela galeria norte. Os dois volumes são compensados na planta para garantir a iluminação da galeria e vistas para o mar desde o dormitório localizado no último pavimento.

© Fernando Schapochnik

Com exceção das fundações e de uma divisória de contraventamento, a construção foi feita inteiramente de madeira, combinando o uso de espécies mais maduras para partes estruturais e em contato com a parte externa e as outras para a montagem de divisórias e coberturas. Um conjunto de ripas verticais, dispostas a cada 60 cm, garante a rigidez do revestimento externo de pinus tingido com óleo. Deste modo, a linguagem externa supõe a expressão direta da modulação construtiva e material.

© Fernando Schapochnik
Cortes A e B
© Fernando Schapochnik

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em La Juanita / Delfina Riverti + FRAM arquitectos" [Casa en La Juanita / Delfina Riverti + FRAM arquitectos] 05 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917694/residencia-em-la-juanita-delfina-riverti-plus-fram-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.