Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura

Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 2 de 51Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 3 de 51Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - FachadaCapela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 5 de 51Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Mais Imagens+ 46

Lagoa Santa, Brasil
  • Arquiteto Responsável: João A. V. Diniz
  • Equipe De Projeto: Priscila Garcia, Joao Pedro Torres, José Luis Baccarini, Isabel Diniz, Jessica Neves, Rosimeire Brandão, Clarissa Barreto Fascio, Cristiana Fonseca, Eduardo Rossi (CIAAR)
  • Projetos Complemetares : Globo Engenharia e Arquitetura Ltda
  • Projeto De Estrutura De Concreto E Metálica: Fábio Marquezin eng., Fernanda Milcent eng
  • Projeto De Esgoto / Hidráulica / Incêndio: Renata Brito Mota Lauria eng
  • Projeto Elétrico: Roberto J. Trigo Boente eng, Francisco Assis G. Sacramento eng.
  • Projeto De Climatização: Mário Sérgio P. de Almeida eng
  • Cidade: Lagoa Santa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Fachada
© Marcílio Gazzinelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela está construída no Campus do CIAAR: Centro de Integração e Aperfeiçoamento da Aeronáutica, local onde pessoas de diversas formações universitárias fazem treinamento para servir como oficiais trabalhando, em suas respectivas profissões. O projeto urbanístico do complexo e dos 22 edifícios lá existentes foi feito pelo escritório João Diniz Arquitetura onde a capela surge no conjunto como um dos edifícios que poderão ser frequentados pelas comunidades vizinhas.

Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 5 de 51
© Marcílio Gazzinelli
Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 40 de 51
Fachada Norte. Image © Marcílio Gazzinelli
Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Cadeira, Mesa
© Marcílio Gazzinelli

O edifício está implantado no eixo leste-oeste com fachadas cegas para essas duas orientações. Os planos transparentes em vidro aparecem nas fachadas norte, cuja insolação é protegida pela marquise sobre a rampa de acesso, e sul, que praticamente não recebe sol. Aberturas transversais de iluminação e ventilação aparecem nos desníveis dos pisos e tetos. Dessa forma fica assegurado o conforto ambiental, a iluminação natural e as vistas do entorno.

Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Imagem 14 de 51
© Marcílio Gazzinelli

A ideia é que o espaço da capela se conforme através de duas superfícies continuas em concreto, que definem chão, paredes e cobertura, e que se integram gerando os dois setores do projeto: o setor publico e rampado onde estão os bancos para as pessoas, e o altar em nível mais elevado. Essa diferenciação integrada de espaços, através do encontro desses dois ‘fundos-infinito’, sugere a união de atributos humanos e espirituais ao edifício possível metáfora para a união da vida com a eternidade.

Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura - Fachada
© Marcílio Gazzinelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lagoa Santa, State of Minas Gerais, 33400-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela em Lagoa Santa / João Diniz Arquitetura" 16 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917684/capela-em-lagoa-santa-joao-diniz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.