Reconstrução das escolas de ensino fundamental em Puebla / Gutiérrez Arquitectos + Escobedo Soliz

Reconstrução das escolas de ensino fundamental em Puebla  / Gutiérrez Arquitectos + Escobedo Soliz - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Escobedo Soliz, Gutiérrez Arquitectos; Martín Gutiérrez, Pavel Escobedo, Andrés Soliz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acerored, Durezza, Inoxiline, Jazza, Saint-Gobain
  • Equipe De Projeto: Maximiliano Animas Rueda, Daniel Aguado, Mario Espinosa, Martín Gutiérrez Córdoba, Alberto Caldelón
  • Cliente: SEP Puebla
  • Colaboradores: IENOVA, GDI
  • Construtor: GDI
  • Estrutura Metálica: JAZA
  • Painéis Pré Fabricados: DUREZZA
  • Projeto De Cisternas E Captação: Sistemas Pluviales S.A de C.V
  • Projeto Estrutural: Ramón Abud
  • Projeto Elétrico: Ricardo Lepe
  • Projeto De Paisagismo: Fritz Sigg
  • Escola Primária José María Morelos: Construção = 1,144.0 m2; Reforma = 252.0 m2
  • Escola Primária Miguel Negrete: Construção = 984.0 m2
  • Autores: Gutierrez Arquitectos + Escobedo Soliz
  • Arquitetos: Martín Gutiérrez, Pavel Escobedo, Andrés Soliz
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Arturo Arrieta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os terremotos de setembro de 2017, cidades inteiras e pequenos povoados na região central do México foram gravemente afetados. Com o epicentro na pequena cidade de San Felipe Ayutla, mais de 200 escolas da rede pública de ensino foram severamente danificadas somente no Estado de Puebla, a grande maioria delas, localizadas em áreas rurais.

Poucos meses depois do terrível abalo sísmico, fomos chamados pelas empresas IENOVA e GDI para projetar e reconstruir os edifícios das escolas rurais de ensino fundamental das comunidades de Santa Isabel Cholula e San Martín Tlamapa. 

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Tivemos que desenvolver o projeto em tempo recorde, afinal, era preciso reconstruir praticamente todas as escolas da região. Por isso, decidimos utilizar sistemas pré-fabricados e modulares, utilizando como esqueleto, uma estrutura metálica modular de 3 x 3 x 3 metros. Esta estrutura de aço galvanizado, resistente à abalos sísmicos de grandes magnitudes, pode ser facilmente adaptados para acomodar diferentes tipos de espaços  programáticos. Além disso, devido as suas características estruturais, é muito mais simples de adaptá-las ao terreno, facilitando e agilizando todo o processo de construção. Para o fechamento, utilizamos  painéis pré-fabricados de concreto leve GRC - modulados nas mesmas dimensões das portas e janelas-, permitindo acoplar facilmente cada um destes elementos, e o que é melhor, substituí-los ou desloca-los proporcionando ainda mais flexibilidade ao projeto. Os módulos foram então cobertos com telhas metálicas galvanizadas em duas águas, com uma zenital na cumeeira que permite a ampla iluminação dos espaços da escola durante todo o dia. Interiormente, o acabamento foi feito com um sanduíche de madeira laminada e PVC recheado com isolamento termo-acústico proporcionando um ambiente aconchegante e luminoso.  

A relação com a geografia, a orientação solar, os ventos dominantes, a paisagem natural, os eixos visuais, a vegetação nativa, a topografia e geometria dos lotes, tudo isso foi minuciosamente considerado e de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. Foram criados uma série de corredores abertos que funcionam como portais de entrada, conectando os espaços da escola e marcando a transição entre exterior e interior. Os espaços de ensino encontram-se visualmente conectados com o entorno, fazendo a mediação entre a escala humana das salas de aula e a amplitude dos espaços recreativos abertos em meio a paisagem rural mexicana.

© Arturo Arrieta

Foram realizados distintos estudos bio-climáticos para garantir melhores condições de conforto ao longo do dia e do ano. A partir destes dados, decidimos pelos materiais mais adequados que contribuíssem para um funcionamento mais eficiente do sistema passivo de ventilação e iluminação natural, evitando ao máximo o uso de energia elétrica durante o dia. Em ambos os edifícios foram instalados sistemas de captação e armazenamento da água da chuva.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MARIA MORELOS 

Localizada no município de Santa Isabel Cholula, a nova estrutura foi construída no mesmo local da antiga escola, destruída durante os terrenos de setembro de 2017.  O novo edifício foi reconstruído no mesmo local, utilizando as bases das antigas estruturas para orientar e organizar o eixo compositivo do projeto e o programa da escola, o qual se desenvolve ao redor da quadra esportiva existente. A orientação global do conjunto favorece a ventilação natural dos espaços e pátios assim como a iluminação natural ao longo do dia.

Como a escola encontra-se isolada em meio a paisagem rural de Puebla, decidimos por configurar um grande pátio de uso público e convívio para onde se voltam todos os espaços da escola, com o novo edifício da biblioteca em seu centro.

O edifício de serviços encontra-se disposto paralelamente entre a quadra e a praça de aceso, minimizando a presença da nova grande cobertura da cancha esportiva da escola.

Os edifícios que sobreviveram ao terremoto foram reconstruídos e adaptados para abrigar as funções administrativas assim como as salas de informática e áreas de uso múltiplo.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MIGUEL NEGRETE    

Implantada no povoado de San Martin Tlamapa, parte do município de Santa Isabel Cholula, construímos uma estrutura completamente nova para abrigar a escola de ensino fundamental de San Martin.

Por se tratar de um projeto novo, consideramos os estudos bio-climáticos prévios para a implantação dos edifícios, assim como as vistas para a bela paisagem rural da região.

© Arturo Arrieta
© Arturo Arrieta

O edifício principal foi implantado longitudinalmente com orientação nordeste, favorecendo a vistas para a paisagem de San Martin Tlamapa. As salas de aula foram então agrupadas em dois blocos, separados por um amplo jardim que por sua vez, torna-se o ponto focal do projeto e o espaço de articulação dos edifícios da escola.

Por sua vez, os edifícios administrativos e de serviços atravessam estes dois módulos principais, dividindo o terreno em três áreas comuns: praça de acesso, praça cívica e quadra esportiva. 

© Arturo Arrieta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Isabel Cholula, Puebla, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reconstrução das escolas de ensino fundamental em Puebla / Gutiérrez Arquitectos + Escobedo Soliz" [Escuelas Primarias Rurales / Gutiérrez Arquitectos + Escobedo Soliz] 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917306/reconstrucao-das-escolas-de-ensino-fundamental-em-puebla-gutierrez-arquitectos-plus-escobedo-soliz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.