Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento Ismenia / Casulo Arquitetura

Apartamento Ismenia / Casulo Arquitetura

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 32

Renovação  · 
Asa Sul, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Joana França
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Cerâmica Atlas, Claramar, Light Design, Lumini, São Geraldo
  • Ano do projeto

    2018
  • Colaboradora

    Bruna Trivelli
  • Obra

    Pórtico Empreendimentos, Gustavo Stival, Raphael Stival
Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto de reforma deste apartamento, localizado em uma área central da Asa Sul de Brasília, foi ampliar os espaços para tornar mais confortável e prática a vida da dona Ismenia e do seu Alfredo. Os moradores desejavam valorizar o visual verde da superquadra e criar uma atmosfera com referências modernistas, memórias afetivas da arquitetura da cidade. A demolição das paredes e a reconfiguração dos espaços permitiu a ampliação das circulações e a maior entrada de luz natural no apartamento. O original corredor estreito de acesso aos quartos deu lugar a um hall amplo e iluminado, mais seguro e adequado às necessidades do casal.

© Joana França
© Joana França

Uma das solicitações dos moradores foi a possibilidade de isolar a área íntima da social quando fosse necessário. Para esse fim, foi desenvolvido um grande painel de madeira acompanhando a parede de fora a fora, com uma porta que desempenha essa função. O painel é também o ponto visual marcante da sala e contribui para a valorização das referências modernas do apartamento.

© Joana França
© Joana França
Planta - Layout
Planta - Layout
© Joana França
© Joana França

A concepção dos materiais do projeto se deu em torno de três elementos principais: pedra levigada, lâmina de freijó natural e pastilhas. Para trazer unidade ao projeto, os materiais se repetem em todo o apartamento e o piso em pedra entra em todos os ambientes, exceto banheiro social e lavabo. No banheiro da suíte, a mesma pedra sobe nas alvenarias como revestimento e faz o contorno da bancada, tornando todo o espaço um volume único. A lâmina de madeira foi utilizada no painel da sala, nos mobiliários, no painel ripado do quarto do casal e nos armários do banheiro da suíte e da cozinha. Já as pastilhas aparecem nos banheiros sociais, na cozinha e na área de serviço.

© Joana França
© Joana França

A sala de estar permaneceu integrada à de jantar, e para ambas foram escolhidos mobiliários de design brasileiro, mais uma vez exaltando a arquitetura de referências brasilienses. A cozinha e a área de serviço integram-se a partir de uma extensa bancada e da vista para o espaço verde do entorno. A arquitetura consolida um apartamento de tons sóbreos, com poucos revestimentos, e as cores vivas aparecem por meio das obras de arte, das plantas, da massa verde do entorno, e dos objetos de decoração.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ismenia / Casulo Arquitetura" 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917112/apartamento-ismenia-casulo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.