Casa em Hokusetsu / Tato Architects

Casa em Hokusetsu / Tato Architects - Mais Imagens+ 24

Osaka, Japão
  • Arquitetos: Tato Architects; Tato Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shinkenchiku Sha
  • Estrutura: Takashi Manda Structural Design
  • Equipe: Takashi Manda, Taijiro Kato
  • Construção: Hirota Co.,Ltd
  • Arquiteto Responsável: Yo Shimada
  • Equipe De Projeto: Nobuhiko Sato
  • Cidade: Osaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Shinkenchiku Sha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um programa de projeto muito bem elaborado nem sempre é um bom sinal. Edifícios projetados apenas como uma resposta às reais demandas de seus clientes podem ser demasiado concretos, ou melhor, limitados demais. Acreditamos que, para projetar o espaço, é preciso explorar um mundo que vai muito além das simples demandas do cliente, que obviamente sabe o que é melhor para si mais que talvez, nunca tenha tido a oportunidade de experimentar a arquitetura de outra forma.

© Shinkenchiku Sha

Formas simples e geométricas, paredes retas e ângulos de noventa graus. Espaços criados pelo homem e para o homem. O ser humano está acostumado - se não condicionado - à edifícios de formas puras e seus espaços estéreis, geralmente associados à praticidade e flexibilidade, espaços os quais as pessoas podem ocupar com total autonomia e liberdade. No entanto, quando inserimos movimento em um planta tipicamente moderna, girando levemente seus cantos por exemplo, a nossa percepção do espaço muda completamente, como se ele tivesse se desdobrado, expandido a nossa experiência e a maneira como nos relacionamos com ele.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

O projeto da Casa em Hokusetsu foi desenvolvido para uma família que desejava desfrutar das surpresas diárias da vida que surgem com o convívio entre as pessoas. Ao invés de dividir a casa entre áreas íntimas e sociais, optamos por embaralhar estes espaços, criando uma série de volumes que se atravessam de forma a criar um único espaço continuo, onde a hierarquia entre eles funciona de uma maneira completamente nova e experimental. O projeto se organiza a partir de doze volumes quadrados de 2895 milímetros de lado. Havíamos percebido o potencial dessa modulação em estudos realizados anteriormente. À medida que giramos estas doze peças, gradualmente vamos criando uma série de outros espaços vazios entre elas, transformando doze em dezoito. A partir disso, adaptamos à forma básica para melhor adaptá-la ao terreno, criando um padrão dinâmico onde todos os ângulos são diferentes. As principais funções, aquelas solicitadas pelo cliente, foram principalmente colocadas dentro dos doze quadrados originais, e fora deles, nos espaços criados entre uma parte do programa e outra, deixamos espaços vazios, sem uso definido para surpreendê-los a medida que se deslocam e ocupam os espaços da casa.

© Shinkenchiku Sha

A pesar de sua porosidade interior, o edifício permanece relativamente protegido do entorno imediato como o cliente havia solicitado inicialmente. Além de três áreas de jardim no exterior, esta estratégia nos permitiu criar outros dois pátios no interior da casa. Como resultado destes deslocamentos e vazios, os espaços internos da casa passaram a ser iluminados não apenas por suas fachadas externas, mas pelas internas também. Como nossos clientes passam boa parte do tempo dentro de casa, esta organização espacial estimula muito mais a convivência entre as pessoas, criando um ambiente mais dinâmico e vibrante.

© Shinkenchiku Sha

A estrutura foi construída em madeira, com pilares em cada encontro de paredes da casa, criando uma estrutura bastante simples apesar de sua forma aparentemente complexa. Girando as suas peças e inserindo novos espaços entre elas, criamos uma nova dimensão de flexibilidade: espaços não programáticos que podem ser utilizados de maneiras completamente distintas e pouco usuais. Desta maneira, projetamos uma casa que atende aos requisitos do cliente mas que ao mesmo tempo proporciona uma série de espaços autônomos que podem transformar-se ao longo do tempo para acomodar as mudanças no estilo de vida de seus habitantes; é como um labirinto cristalino, onde é preciso primeiro perder-se para então, voltar a encontra-se consigo mesmo.

© Shinkenchiku Sha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Hokusetsu / Tato Architects" [House in Hokusetsu / Tato Architects] 22 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916929/casa-em-hokusetsu-tato-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.