Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Janela, Mesa, Cozinha, Viga, Cadeira
© Pedro Kok

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Mesa, Cadeira, Janela, TerraçoApartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - MesaApartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Janela, DormitórioApartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Sofá, JanelaApartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Augusto Kenji, Gabriela Estefam; Augusto Kenji, Gabriela Estefam
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, AutoDesk, Fernando Jaeger, Mont Blanc Mármores, Portobello, SketchUp, ZETEC Serralheria, reka iluminacao
  • Engenharia: EJ Construções (Mestre de Obras Edimar Souza)
  • Equipe De Projeto: Gabriela Estefam, Augusto Kenji
  • Cidade: Itaim Bibi
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Janela, Dormitório
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um prédio recém-construído na região da Vila Olímpia, a unidade de 42m² tem planta com diagonais, curvas e nenhuma divisão entre quarto e sala. A ideia do projeto foi manter a sensação de contínuo espacial e, ao mesmo tempo, permitir momentos de privacidade. Para isso, foram pensados três planos: painel ripado de madeira, piso e forro monolíticos; o painel de madeira abriga a porta de acesso ao banheiro e, em uma de suas extremidades, pontua a entrada para o quarto, que se revela na continuidade de piso e forro.

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Sofá, Janela
© Pedro Kok
Planta - Layout
Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Janela
© Pedro Kok

A iluminação foi desenhada a fim de servir à vida cotidiana, além de receber e entreter pessoas. Foi organizada de forma a se distribuir como linhas, que lavam os espaços - perfis de acrílico verticais no quarto e banheiro, luminárias para painel ripado e ilha da cozinha -  e pontos de luz, que se irradiam de forma mais intimista - arandela no banheiro, pendentes no quarto e sala. Na sala, em específico, a luminária contorna possíveis limites do ambiente através dos perfis pretos suspensos e repousa acima do aparador de serralheria branca, que acompanha o desenho da parede e do painel curvo de madeira que abriga a televisão.

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Mesa
© Pedro Kok

O quarto, pensado como um cubo em madeira, trabalha planos verticais que, a 60 centímetros do chão, se transformam em volumes sólidos – mesas de cabeceira, cama, baú e gaveteiros do armário. O armário, por sua vez, tem portas de tecido para garantir profundidade visual e ventilação para o seu interior.

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Porta, Cama, Dormitório
© Pedro Kok

Na cozinha, a madeira organiza os eletrodomésticos necessários para o cotidiano – equipamentos como máquina de lavar e secar, adega, forno microondas se escondem nos volumes; a geladeira fica exposta em função da continuidade de uso. A pedra interrompe o plano de madeira para configurar um nicho que abriga a pia. Junto com a bancada de pedra na mesma altura, delimitam os espaços de cozinhar e comer.

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji - Iluminação
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Fiandeiras, 705 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04545-004, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji" 12 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916842/apartamento-al122-gabriela-estefam-plus-augusto-kenji> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.