Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji

Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji
© Pedro Kok
© Pedro Kok

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 27

Itaim Bibi, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, Portobello, AutoDesk, Fernando Jaeger, Mont Blanc Mármores, SketchUp, ZETEC Serralheria, reka iluminacao
  • Engenharia: EJ Construções (Mestre de Obras Edimar Souza)
Mais informações Menos informações
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um prédio recém-construído na região da Vila Olímpia, a unidade de 42m² tem planta com diagonais, curvas e nenhuma divisão entre quarto e sala. A ideia do projeto foi manter a sensação de contínuo espacial e, ao mesmo tempo, permitir momentos de privacidade. Para isso, foram pensados três planos: painel ripado de madeira, piso e forro monolíticos; o painel de madeira abriga a porta de acesso ao banheiro e, em uma de suas extremidades, pontua a entrada para o quarto, que se revela na continuidade de piso e forro.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Planta - Layout
Planta - Layout
© Pedro Kok
© Pedro Kok

A iluminação foi desenhada a fim de servir à vida cotidiana, além de receber e entreter pessoas. Foi organizada de forma a se distribuir como linhas, que lavam os espaços - perfis de acrílico verticais no quarto e banheiro, luminárias para painel ripado e ilha da cozinha -  e pontos de luz, que se irradiam de forma mais intimista - arandela no banheiro, pendentes no quarto e sala. Na sala, em específico, a luminária contorna possíveis limites do ambiente através dos perfis pretos suspensos e repousa acima do aparador de serralheria branca, que acompanha o desenho da parede e do painel curvo de madeira que abriga a televisão.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

O quarto, pensado como um cubo em madeira, trabalha planos verticais que, a 60 centímetros do chão, se transformam em volumes sólidos – mesas de cabeceira, cama, baú e gaveteiros do armário. O armário, por sua vez, tem portas de tecido para garantir profundidade visual e ventilação para o seu interior.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Na cozinha, a madeira organiza os eletrodomésticos necessários para o cotidiano – equipamentos como máquina de lavar e secar, adega, forno microondas se escondem nos volumes; a geladeira fica exposta em função da continuidade de uso. A pedra interrompe o plano de madeira para configurar um nicho que abriga a pia. Junto com a bancada de pedra na mesma altura, delimitam os espaços de cozinhar e comer.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Rua Fiandeiras, 705 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04545-004, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AL122 / Gabriela Estefam + Augusto Kenji" 12 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916842/apartamento-al122-gabriela-estefam-plus-augusto-kenji> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.