Edifício Lorena / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

Edifício Lorena / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

© Evelyn Müller © Evelyn Müller © Evelyn Müller © Evelyn Müller + 92

Jardim Paulista, Brasil
© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Alameda Lorena foi concebido a partir da integração entre arquitetura e paisagismo, apresentando-se como um edifício verde em meio ao bairro dos Jardins, em São Paulo.  Os jardins do edifício assumem importância tanto nas áreas comuns como nas áreas privativas dos três apartamentos duplex de 515m².  

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

A relação entre o paisagismo e a arquitetura se dá de maneira generosa. A partir do nivelamento dos jardins aos pisos, as áreas externas são como extensões das áreas internas. O verde se coloca como componente visual que garante maior privacidade para cada apartamento, e apesar de estar nas alturas, promove a sensação de estar rodeado pelo jardim.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

As unidades residenciais duplex possuem uma área social ampla, onde a sala se integra à varanda com pé direito duplo. A planta livre possibilita flexibilidade do espaço. As quatro suítes possuem áreas nos pavimentos inferiores e superiores, além de suas respectivas varandas íntimas.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

O térreo e a cobertura foram projetados para uso compartilhado. O térreo livre é rodeado pelo jardim e nos fundos do edifício encontra-se a raia da piscina, enquanto a cobertura oferece vista para a cidade e área de estar coletiva.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

O projeto estrutural foi elaborado em conjunto com o projeto de paisagismo de maneira a possibilitar o plantio de espécies de porte arbóreo e arbustivo. Vigas calhas de 70 cm de largura por 60 cm de profundidade servem como jardineiras nas varandas da fachada principal e nas laterais do edifício. No térreo e na cobertura, o uso de vigas invertidas permite o plantio do jardim sobre laje com maior profundidade. 

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

No projeto de paisagismo, os jardins foram prioritariamente compostos pela vegetação de Mata Atlântica e por árvores frutíferas e nativas, plantas que melhor se adaptam ao bioma da região, atraem fauna local (pássaros e insetos) e requerem menos manutenção. Na área sobre solo natural, localizada no recuo frontal do edifico foram escolhidas espécies arbóreas de maior porte.

© Evelyn Müller
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Alameda Lorena, 670 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01424-010, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lorena / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo" 11 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916750/edificio-lorena-lucia-manzano-arquitetura-plus-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.