Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Janela, Fachada
© Evelyn Müller

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Vidro, CorrimãoEdifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Jardim, AidoEdifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Jardim, AidoEdifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Fachada, Janela, JardimEdifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Mais Imagens+ 88

Jardim Paulista, Brasil
Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Fachada, Janela, Jardim
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Alameda Lorena foi concebido a partir da integração entre arquitetura e paisagismo, apresentando-se como um edifício verde em meio ao bairro dos Jardins, em São Paulo.  Os jardins do edifício assumem importância tanto nas áreas comuns como nas áreas privativas dos três apartamentos duplex de 515m².  

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Cadeira, Jardim, Aido
© Evelyn Müller

A relação entre o paisagismo e a arquitetura se dá de maneira generosa. A partir do nivelamento dos jardins aos pisos, as áreas externas são como extensões das áreas internas. O verde se coloca como componente visual que garante maior privacidade para cada apartamento, e apesar de estar nas alturas, promove a sensação de estar rodeado pelo jardim.

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Jardim
© Evelyn Müller

As unidades residenciais duplex possuem uma área social ampla, onde a sala se integra à varanda com pé direito duplo. A planta livre possibilita flexibilidade do espaço. As quatro suítes possuem áreas nos pavimentos inferiores e superiores, além de suas respectivas varandas íntimas.

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Imagem 42 de 93
© Evelyn Müller
Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Imagem 93 de 93
Planta - Pavimento Térreo
Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Jardim, Aido
© Evelyn Müller

O térreo e a cobertura foram projetados para uso compartilhado. O térreo livre é rodeado pelo jardim e nos fundos do edifício encontra-se a raia da piscina, enquanto a cobertura oferece vista para a cidade e área de estar coletiva.

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Imagem 24 de 93
© Evelyn Müller

O projeto estrutural foi elaborado em conjunto com o projeto de paisagismo de maneira a possibilitar o plantio de espécies de porte arbóreo e arbustivo. Vigas calhas de 70 cm de largura por 60 cm de profundidade servem como jardineiras nas varandas da fachada principal e nas laterais do edifício. No térreo e na cobertura, o uso de vigas invertidas permite o plantio do jardim sobre laje com maior profundidade. 

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Corrimão
© Evelyn Müller
Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Imagem 90 de 93
Corte Longitudinal AA
Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Janela
© Evelyn Müller

No projeto de paisagismo, os jardins foram prioritariamente compostos pela vegetação de Mata Atlântica e por árvores frutíferas e nativas, plantas que melhor se adaptam ao bioma da região, atraem fauna local (pássaros e insetos) e requerem menos manutenção. Na área sobre solo natural, localizada no recuo frontal do edifico foram escolhidas espécies arbóreas de maior porte.

Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo - Janela, Fachada
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alameda Lorena, 670 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01424-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Lorena / Ricardo Chahin + Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo" 11 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916750/edificio-lorena-lucia-manzano-arquitetura-plus-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.