Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 2 de 39Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 3 de 39Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 39Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 39Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adriano Pacelli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Atlas Concorde, Atmósferas, Brasil Imperial, Caesarstone, Deca, Escenium HAUS, Indusparquet, Portinari, Roll it, iluminar
  • Arquiteto Responsáveis: Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca, Inacio Cardona
  • Equipe De Projeto: Nicolas Meireles, Aline Borba
  • Paisagista: Leticia Fortuna
  • Administração E Gerenciamento: 24.7 Arquitetura
  • Projeto De Instalações Elétrica E Hidráulica: Solar Engenharia
  • Luminotécnico E Automação: Vertz
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 39
© Adriano Pacelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Da década de 80, o prédio em lâmina com orientação norte-sul, do renomado arquiteto campineiro Gilberto Pascoal, agradava e muito os clientes. Sol da manhã nos quartos, grandes aberturas e consequentes iluminação e ventilação natural abundantes, além da privilegiada localização na cidade, fazia valer a pena o grande desafio que estava por vir. A reforma deveria englobar todos os ambientes e incluir a troca de todas as janelas da cobertura, além dos pisos, revestimentos, portas, fiação elétrica, tubulações hidráulicas, relocação da prumada, marcenaria e impermeabilização do andar superior.

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 6 de 39
© Adriano Pacelli

O projeto preservou a distribuição interna original, com exceção da alteração da lavanderia, wc superior, e da retirada de algumas paredes que deram lugar a portas de correr de vidro. Na cozinha, agora integrada, uma viga de concreto foi deixada aparente e figura como protagonista do andar inferior, já que não apenas marca o limite da cozinha com as salas, como revela a brutalidade do concreto, com as marcas dos pregos e de alguns enchimentos de papelão despertando sempre a atenção das visitas.

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 30 de 39
© Adriano Pacelli
Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 34 de 39
Planta - Pavimento Térreo
Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 29 de 39
© Adriano Pacelli

As portas originais, com altura convencional de abertura, foram substituídas por novas portas piso teto, valorizando o expressivo pé direito do apartamento, característica marcante dos prédios mais antigos. Os batentes originais de ipê foram reutilizados e adaptados às novas portas que agora somem nas paredes. O conceito minimalista do projeto está presente também na escolha dos principais materiais de revestimento, que vão do cinza ao branco e o contraste com as marcenarias em lâmina natural de freijó. Já no andar superior, uma grande sala junto a um bar projetado com ripas de madeira, se integram à varanda em L, onde se encontram a churrasqueira e a piscina.

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 39
© Adriano Pacelli

O piso de ladrilho hidráulico com formas geométricas e o cimento queimado das paredes, criam uma atmosfera discreta para a decoração e permitem que o verde das folhagens do jardim vertical, desejo antigo dos moradores, forme um belo plano de fundo aos que sobem pela escada. Espécies tropicais se adaptaram muito bem ao jardim e demandam baixíssima manutenção, graças à irrigação automatizada e ao substrato rico em minerais.

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 12 de 39
© Adriano Pacelli

Todos os metais como  cobre e alumínio, além das madeiras, pedras e entulho gerados na reforma foram devidamente separados. Parte do material foi vendido em cooperativas de reciclagem e a outra parte, coletada por empresa especializada na gestão de resíduos sólidos.

Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura - Imagem 7 de 39
© Adriano Pacelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campinas - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura 162 / 24 7 Arquitetura" 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916499/cobertura-162-2-arquitetura-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.