Resort Castaway Island / VTN Architects

Resort Castaway Island / VTN Architects

© Hiroyuki Oki© Hiroyuki Oki© Hiroyuki Oki© Hiroyuki Oki+ 19

  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Hiroyuki Oki
  • Cliente:Tung Long trade Joint Stock Company
  • Construção Em Bambu:VTN Architects
  • Arquitetos Responsáveis:Vo Trong Nghia, Takashi Niwa
  • Equipe De Projeto:Nguyen Duc Trung, Nguyen Minh Khuong, Koji Yamamoto
  • País:Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Resort Castaway Island está localizado em uma pequena e bela ilha no arquipélago Cat Ba, um destino turístico bem conhecido no Vietnã. Sua estrutura acomoda até 160 convidados, principalmente turistas internacionais. O terreno só é acessível por barco, que leva cerca de duas horas a partir do porto de Hai Phong. O objetivo do resort é proporcionar uma estadia memorável na ilha, cercada pela natureza tropical.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Numa praia privada de 3.000 m2, limitada de um lado por uma bela cordilheira e do outro por uma extensa costa de areia branca, o resort é composto por cinco cabanas, um restaurante e um pavilhão que são projetados para imergir os hóspedes na natureza. Para o projeto, usamos o bambu, um material ecológico que pode ser integrado e facilmente removido posteriormente sem afetar o belo golfo natural. O resort assenta-se suavemente na costa de areia branca, acariciando a natureza e sendo parte da mesma. A estrutura de bambu é coberta com telhado de colmo, oferecendo uma autêntica experiência cultural vietnamita, além de reduzir o impacto ambiental. O bambu fino (Tam Vong), medindo apenas 40 a 50 mm de diâmetro, é montado por pregos também feitos em bambu e corda. O bambu é tratado com um método tradicional natural desenvolvido em uma vila vietnamita produtora de artesanato que envolve a imersão do bambu na lama e na fumaça depois.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Em seguida, o restaurante apresenta uma estrutura de casca parabólica-hiperbólica, que forma um espaço semi-externo para reunião e interação social. Cada uma das 13 unidades envolta por bambu é composta por 80 madeiras, criando um teto ondulado e rítmico na paisagem.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Para hospedagem, cinco cabanas são construídas em módulos de armação de bambu que oferecem um espaço aconchegante para cada hóspede. Estas armações são montadas no local para encurtar o período de construção e melhorar o desempenho. As venezianas de madeira reciclada, que são normalmente usadas em vilas coloniais tradicionais vietnamitas, formam a fachada das cabanas.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Estas estruturas de bambu não só melhoram a experiência dos hóspedes na ilha, mas também se tornam um marco deste popular destino turístico, onde muitos barcos cruzam o arquipélago de Cat Ba. Apesar da construção do projeto, o local permanece intacto e sua natureza preservada graças ao uso de uma estrutura de bambu ecologicamente correta. Este é esse aspecto ambientalmente consciente que desejamos abordar no projeto.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lan Ha Bay, Cát Hải, Hai Phong, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Resort Castaway Island / VTN Architects" [Castaway Island Resort / VTN Architects] 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916487/resort-castaway-island-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.