Ateliê Kampot / Bloom Architecture

© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta reforma de uma loja histórica em decadência está localizada às margens da pacata cidade colonial de Kampot, no Camboja. O projeto investiga a adaptação de uma tipologia do Sudeste Asiático aos costumes mais contemporâneos, como o turismo e o estilo de vida moderno. O conceito principal foi introduzir a noção de preservação e importância do centro colonial ameaçado com uma abordagem inovadora para mostrar a transformação de uma antiga loja em uma moderna residência de 320 m2 com um restaurante no piso térreo.

© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab
© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab

As alterações são muito sutis e visam misturar-se perfeitamente com o existente. O objetivo era criar uma continuidade entre o velho e o novo e oferecer uma experiência atemporal para o habitante sem copiar o passado. A edificação reúne um restaurante gourmet no térreo e uma residência moderna no topo. Cada ambiente é naturalmente ventilado e iluminado por um grande pátio. Este pátio "interno" é uma evolução do típico poço de luz / ar de serviço que existia na casa devido ao seu comprimento. Nós o abordamos como uma característica central que abriga uma paisagem interior desfocando os limites internos e externos. Uma escada em espiral de metal leve distribui cada um dos cômodos da casa e cria uma narrativa surpreendente a medida que o usuário sobe seus degraus. O percurso termina no topo da residência, que chamamos de ninho. É uma estrutura de metal leve e oculta, visível apenas por dentro, oferecendo uma visão da paisagem montanhosa de Kampot.

© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab

Este projeto transmite a ideia de que o presente pode ser ancorado na tradição. A reinterpretação da tipologia comercial chinesa respeitosamente integra um novo programa dentro do existente. Os efeitos do tempo na fachada histórica do edifício são mantidos enquanto uma nova construção contemporânea é inserida dentro do envoltório patrimonial para modernizar a residência e oferecer um novo uso.

© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab

Devido à sua localização remota e à dificuldade de acessar o interior sem ter que demolir a fachada antiga e delicada, a BLOOM teve de desenhar todo o projeto capaz de ser construído no local por mão de obra da região. O Atelier Kampot é um manifesto para a arquitetura lenta e criteriosa, que utiliza métodos conscientes de construção em colaboração com uma equipe selecionada de trabalhadores locais qualificados e materiais disponíveis na região. A madeira reciclada da casa original foi recuperada e usada para fazer novos móveis e janelas personalizados. A pátina natural esfumaça as fronteiras entre o antigo e o novo para conferir ao local uma sensação atemporal.

© Bloom, Nataly lee, Antoine Raab

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê Kampot / Bloom Architecture" [Atelier Kampot / Bloom Architecture] 10 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916382/atelie-kampot-bloom-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.