Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão
  4. Estados Unidos
  5. Kéré Architecture
  6. 2019
  7. Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture

Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture

  • 14:00 - 7 Maio, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture
Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture , © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 9

  • Arquitetos

  • Localização

    Indio, CA, Estados Unidos
  • Arquiteto Responsável

    Francis Kéré
  • Equipe de Projeto

    Johanna Lehmann, Kinan Deeb, Andrea Zaia, Andrea Maretto, Kéré Architecture
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

  • Colaboradores

    N’Faly Ismaël Camara, Olani Ewunnet Kéré Architecture
  • Diretor de Projeto

    Johanna Lehmann (Kéré Architecture), Raffi Lehrer (Goldenvoice)
  • Cliente

    Goldenvoice
  • Construção

    Goldenvoice
  • Engenharia Estrutural

    Kyle Morris
  • Mais informações Menos informações
© Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sarbalé Ke, "a Casa da Celebração" em Moore, uma língua falada em partes de Burkina Faso, é uma instalação vibrante criada para o Festival de Música e Artes Coachella Valley de 2019. Inspirado pelo baobá Burkinabé, Sarbalé Ke explora o mundo interior da árvore. Conforme ela cresce, suas cavidades internas se desenvolvem em todo o tronco central. Essa espécie é profundamente valorizada como um marco comunitário e reverenciada por seus usos medicinais e nutricionais.

© Iwan Baan
© Iwan Baan
Cortesia de Kéré Architecture
Cortesia de Kéré Architecture

Continuando o tema desenvolvido por Francis Kéré, a instalação apresenta doze estruturas que rementem ao baobá, refletindo sobre o material, textura e disposição espacial da arquitetura em sua terra natal, Gando, Burkina Faso. No centro da instalação, o baobá mais alto atinge uma altura de 19 metros, seguido de um com 18 metros e depois com 17 metros. Estes três são contíguos, formando o maior espaço de reunião de Sarbalé Ke. Aqui, no coração da vila, as torres de baobás criam espaço para os visitantes fluírem pelos troncos em todas as direções. Isso dá lugar a um interior repleto de luz, naturalmente ventilado e sombreado, ambos evocando a maravilha da luz do dia no coração de um baobá, ao mesmo tempo em que responde à necessidade imediata de sombra no clima escaldante da primavera do Coachella. Além disso, as camadas da torre criam uma floresta de tons quentes e frios para os visitantes explorarem.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Esta tríade das torres de baobá mais altas é cercada por outro conjunto de três, girando no sentido horário a partir do centro da instalação. No seu perímetro externo, outro conjunto de seis torres menores fornece espaços de reunião mais íntimos. Durante o dia, o desenho radial permitirá que raios de luz entrem na estrutura. Enquanto o sol se põe, as torres de baobá são iluminadas por dentro, funcionando como uma fonte de luz e marco que ilumina esse ambiente do festival durante a noite.

Cortesia de Kéré Architecture
Cortesia de Kéré Architecture

Típico do trabalho de Francis Kéré, os materiais foram selecionados com considerações de disponibilidade local. O aço serve como elemento estrutural primário para cada torre de baobá. Painéis de madeira triangulares são mantidos em tons de azul fosco, laranja, vermelho e rosa; à medida que o sol bate nas superfícies externas das torres, a instalação se comunica com o ambiente ao adotar uma nova coleção de sombras e destaques, uma referência à paleta de cores simbiótica dos amanheceres e entardeceres de Coachella com a cadeia de montanhas próxima. Após o festival, Sarbalé Ke será transferido para a sua localização permanente no Vale Leste de Coachella, onde servirá como um pavilhão de reuniões públicas.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Sarbalé Ke / Kéré Architecture " [Sarbalé Ke Pavilion / Kéré Architecture ] 07 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916381/pavilhao-sarbale-ke-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.