Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Café e Floricultura Ginkgo / BARRA Arquitetos

Café e Floricultura Ginkgo / BARRA Arquitetos

© Gabriel Carpes © Gabriel Carpes © Gabriel Carpes © Gabriel Carpes + 32

Cafeterias  · 
Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura BARRA Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    50.0 m2

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Café e Floricultura Ginkgo localiza-se em uma situação urbana incomum. O terreno que faz divisa com o projeto fora transformado na Travessa Lanceiro Negros, uma via de pedestres em declive que conecta duas ruas em diferentes níveis topográficos, e o lote de intervenção deixou de ser entre medianeiras para tornar-se uma esquina. A casa que existe no local passou a ter uma nova fachada pública para a travessa que apresentava-se, contudo, como uma empena cega. Deste novo contexto urbano surge a premissa principal do projeto: criar uma nova fachada ativa para a Travessa Lanceiros Negros.

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes
Corte Transversal
Corte Transversal
© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

Confrontando a casa existente no terreno com o programa de atividades concluiu-se que seria necessário criar um anexo que ampliasse a área do café. Este anexo conformaria a entrada principal da Ginkgo pela travessa, conciliando o nível do passeio público com a estrutura de pavimentos da casa. Com isto em mente, foi desenhada uma “peça” arquitetônica que se encaixa na casa existente como em um tetris, jogando um lance de escada para o nível térreo da casa (área de mesas) e outro para o subsolo (cozinha). Por fim, a implantação proposta permite adaptar a área criada às duas árvores que existiam no terreno – esta relação harmônica entre a vegetação existente e a nova arquitetura proposta é de extrema importância conceitual para o projeto visto que parte de seu tema consiste em uma floricultura.

O restante do lote é aterrado até alcançar o nível do anexo criado, gerando uma relação franca entre o espaço aberto da floricultura e interno do café. O acesso é dá-se por um deck que cobre parte deste pátio de modo que quem entra pela nova fachada está conectada tanto ao café quanto à floricultura. Como elemento unificador do projeto, uma estrutura de madeira cobre a junção da intervenção arquitetônica com a casa pré-existente, o anexo criado, o deck de acesso e parte do pátio.

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

A criação de um anexo que se abre para a travessa permitiu propor diferentes formas de conexão com o espaço público. Um dos elementos pensados para tirar proveito deste novo contexto é uma janela de pedidos expressos para o café (takeaway) que visa atender aos transeuntes da travessa. Outra solução adotada foi a utilização de telhas translúcidas como painéis de vedação do anexo criado, transformando o edifício em uma “luminária” para o passeio público durante a noite. Além de resolver o problema da nova situação do urbana do terreno, o posicionamento do deck de madeira no nível da travessa permite a ocorrência de eventos ligados diretamente com o espaço público como feiras, projeções de filmes, pequenos shows etc.

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Café e Floricultura Ginkgo / BARRA Arquitetos" 04 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916212/cafe-e-floricultura-ginkgo-barra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.