Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects

Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects
© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

© Kiyoshi Takahata © Kiyoshi Takahata © Kiyoshi Takahata © Kiyoshi Takahata + 14

Casas  · 
Osaka, Japão
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Niimori Jamison Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Borge Mogensen, Flos, Kai Christiansen, Martino Gamper
  • Aquiteto responsável

    Yudai Niimori, Maiko Yamasaki, James Jamison
  • Ano do projeto

    2018
  • Construtor

    Toshihiro Miyoshi
  • Estampas

    fabricscape
  • Orçamento

    1,500,000JPY
Mais informações Menos informações
© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao baixo orçamento disponível, este projeto foi inventivo de uma maneira bem não convencional. O arquiteto Yudai Niimori trabalhou em colaboração direta com o construtor (e jovens empreiteiros de Osaka) para conseguir materiais descartados e sobras de outras obras. Muito frequentemente, eram os materiais recolhidos que davam as pistas para onde o projeto deveria ir.

© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

Estas restrições impostas acabaram colaborando mais do que complicando o projeto. Em vez de lidar com hipóteses e conceitos abstratos, os materiais reais e os poucos recursos disponíveis foram os principais catalisadores deste processo. Arquitetos e construtores trabalharam à quatro mãos, desenvolvendo detalhes específicos à medida que a obra avançava, inventando diferentes usos e apropriado-se inteligentemente dos materiais disponíveis.

© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata
Planta
Planta
© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

A pesquisa assumiu um papel fundamental neste projeto; visitas à outras obras eram feitas diariamente para inspecionar todos os materiais descartados como sobras de aço, perfis e restos de madeira. Este patchwork de materiais obrigou aos arquitetos à categorizá-los segundo aspectos pouco usuais, como grau / espécie e tom. A partir disso, eles seriam utilizados em diferentes superfícies para construir os ambientes do edifício; o corredor foi acabado em retalhos de madeira vermelha, enquanto que as madeiras mais claras foram utilizadas para revestir as paredes.

© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

Uma pia usada foi utilizada como sistema de drenagem para as plantas da casa, elementos funcionais (tubos e corrimãos) foram utilizadas com função estética, arranjados verticalmente ao longo da casa. Sem nenhum tipo de acabamento requintado, comum na maioria dos projetos de arquitetura, a intenção ficou bastante clara: além da estrutra e dos principais elementos da casa, tudo aqui é improvisado, mas de uma maneira muito criativa e inteligente - sem deixar de ser sustentável.

© Kiyoshi Takahata
© Kiyoshi Takahata

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects" [House Lab / Niimori Jamison Architects] 11 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916204/casa-laboratorio-niimori-jamison-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.