Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects

© Kiyoshi Takahata

Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects - Mais Imagens+ 9

Osaka, Japão
  • Arquitetos: Niimori Jamison Architects; Niimori Jamison Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kiyoshi Takahata
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Borge Mogensen, Flos, Kai Christiansen, Martino Gamper
  • Construtor: Toshihiro Miyoshi
  • Estampas: fabricscape
  • Orçamento: 1,500,000JPY
  • Aquiteto Responsável: Yudai Niimori, Maiko Yamasaki, James Jamison
  • Cidade: Osaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Kiyoshi Takahata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao baixo orçamento disponível, este projeto foi inventivo de uma maneira bem não convencional. O arquiteto Yudai Niimori trabalhou em colaboração direta com o construtor (e jovens empreiteiros de Osaka) para conseguir materiais descartados e sobras de outras obras. Muito frequentemente, eram os materiais recolhidos que davam as pistas para onde o projeto deveria ir.

© Kiyoshi Takahata

Estas restrições impostas acabaram colaborando mais do que complicando o projeto. Em vez de lidar com hipóteses e conceitos abstratos, os materiais reais e os poucos recursos disponíveis foram os principais catalisadores deste processo. Arquitetos e construtores trabalharam à quatro mãos, desenvolvendo detalhes específicos à medida que a obra avançava, inventando diferentes usos e apropriado-se inteligentemente dos materiais disponíveis.

© Kiyoshi Takahata
Planta
© Kiyoshi Takahata

A pesquisa assumiu um papel fundamental neste projeto; visitas à outras obras eram feitas diariamente para inspecionar todos os materiais descartados como sobras de aço, perfis e restos de madeira. Este patchwork de materiais obrigou aos arquitetos à categorizá-los segundo aspectos pouco usuais, como grau / espécie e tom. A partir disso, eles seriam utilizados em diferentes superfícies para construir os ambientes do edifício; o corredor foi acabado em retalhos de madeira vermelha, enquanto que as madeiras mais claras foram utilizadas para revestir as paredes.

© Kiyoshi Takahata

Uma pia usada foi utilizada como sistema de drenagem para as plantas da casa, elementos funcionais (tubos e corrimãos) foram utilizadas com função estética, arranjados verticalmente ao longo da casa. Sem nenhum tipo de acabamento requintado, comum na maioria dos projetos de arquitetura, a intenção ficou bastante clara: além da estrutra e dos principais elementos da casa, tudo aqui é improvisado, mas de uma maneira muito criativa e inteligente - sem deixar de ser sustentável.

© Kiyoshi Takahata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laboratório / Niimori Jamison Architects" [House Lab / Niimori Jamison Architects] 11 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916204/casa-laboratorio-niimori-jamison-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.