Casa Teatro / Cadaval & Solà-Morales

Casa Teatro / Cadaval & Solà-Morales - Mais Imagens+ 20

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Cadaval, Clara Solà-Morales.
  • Estruturas: Carmela Torró Micó
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Sandra Pereznieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um antigo teatro de bairro construído no final do século XIX e convertido ao longo do tempo, primeiro em celeiro e depois em armazém de papel higiênico, recebe agora uma nova transformação para funcionar como residência e escritório. O Teatro (nome que se manteve no edifício apesar das mudanças de uso) se localiza no distrito tecnológico do bairro de Poblenou. A alguns metros da Avenida Diagonal e do novo Parque Central das Glorias, no coração geográfico de Barcelona.

© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto

O projeto propõe recuperar e capitalizar os valores espaciais e construtivos do antigo teatro; expor suas essências tectônicas e explorar a amplitude que o grande pé-direito de seu espaço diáfano fornece. A partir do acesso, o edifício se divide em três partes independentes: dois estúdios - um de cada lado - e, na parte central, o volume que organiza a entrada à casa. Os estúdios são iluminados através de grandes janelas que estabelecem uma relação direta com a rua e recuperam a fachada original do teatro, e contam com um espaço frontal com pé-direito duplo que recebe um mezanino superior e uma área para cozinha e banheiro no térreo.

© Sandra Pereznieto

O acesso à casa acontece através de um espaço de características já domésticas, pensado para permitir o posicionamento de um carro clássico que foi um elemento incorporado ao projeto como uma escultura e constitui uma relação de continuidade entre o espaço de acesso e o espaço central da casa. As grandes portas de correr originais de madeira, que invadiam e invalidavam as janelas dos locais, são deslocadas para seguir sendo funcionais e, agora, foram colocadas como elemento de mediação entre o espaço de acesso/estacionamento e a área central da residência.

© Sandra Pereznieto

O grande espaço central é o coração da casa. Um espaço alto e diáfano, pensado para um uso aberto, tipo loft: salas de estar e jantar, cozinha e estúdio dividem um espaço contínuo que, apesar de sua escala, se torna acolhedor graças ao acúmulo de usos, objetos e às texturas de seus materiais aparentes: madeiras, aços, tabiques e pedras.

© Sandra Pereznieto

O espaço central é iluminado e ventilado através de um pátio construído com um único gesto, o de eliminar parte da cobertura da nave original. O pátio é entendido como uma extensão do espaço principal. Um ambiente ao ar livre. Um lugar para churrascos, onde se pode aproveitar o sol enquanto se toma o café da manhã rodeado pela vegetação que invade as paredes e se desborda sobre a pequena piscina que arremata o pátio e serve como um espelho d'água para o estúdio.

Os dormitórios se localizam na parte posterior do edifício, na antiga torre da cena. Dois dormitórios no primeiro pavimento e um terceiro, com varanda, no pavimento superior, também olham para o pátio por cima da cobertura.

© Sandra Pereznieto

O projeto respeita ao máximo a condição original do edifício existente. Sua estrutura não foi modificada, mas reforçada. Suas paredes não foram demolidas, mas restauradas, e os poucos elementos arquitetônicos adicionados não afetam significativamente a obra original. Assim se constrói sem afetar o existente, entendendo que com o tempo o teatro seguramente servirá de plano de fundo de uma nova função, que terá um outro uso e uma outra vida.

© Sandra Pereznieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Teatro / Cadaval & Solà-Morales" [Casa el teatro / Cadaval & Solà-Morales] 02 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916191/casa-teatro-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.