Apartamento Lageado / BUILT

Apartamento Lageado / BUILT - Prateleira, Mesa, CadeiraApartamento Lageado / BUILT - Janela, DormitórioApartamento Lageado / BUILT - Mesa, Janela, Madeira, Iluminação, Cadeira, VigaApartamento Lageado / BUILT - Mesa, Janela, Cadeira, Iluminação, VigaApartamento Lageado / BUILT - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: BUILT; BUILT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristiano Bauce
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Escala, Espaço do Piso, Florense, HomeSystem, Pedraria Ivoti, SM concept, Ária
  • Outros Participantes: Arq. Cíntia Etges, Arq. Roberta Cezar, Arq. Lívia Lopes
  • Projeto Luminotécnico: Studio FOS
  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Giugliani, Karen Bammann
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Lageado / BUILT - Mesa, Janela, Madeira, Iluminação, Cadeira, Viga
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve a partir de duas condições singulares: 1) a união de três apartamentos permitindo assim a ocupação de todo o andar. 2) a possibilidade de personalização do layout do apartamento junto a construtora do edifício, ainda em fase de construção. Diante desta oportunidade o projeto buscou desenvolver uma sequência de espaços francamente interligados, permitindo-se adaptar instalações e outras condicionantes corriqueiras de um projeto de interiores em benefício próprio. A distribuição do programa em planta adotou uma estratégia simples, porém eficaz para hierarquização dos espaços.

Apartamento Lageado / BUILT - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Cristiano Bauce

Apartamento Lageado / BUILT - Prateleira, Mesa, Cadeira
© Cristiano Bauce

Em uma faixa estreita da planta foram condensadas áreas entendidas como de apoio, permitindo as melhores condições para o desenvolvimento do programa principal. Dessa forma, cozinha, lavanderia, lavabo, dormitório do bebê, banheiro e closet estão distribuídos junto à fachada mais opaca, permitindo maior privacidade ou compartimentação, dependendo do caso. Por outro lado, estar gourmet, jantar, living e dormitório principal juntos dominam a planta do apartamento, gerando uma sequência fluida de espaços, com melhores condições de iluminação natural e vistas. A planta livre permite apagar os limites entre os ambientes, adotando a amplitude espacial como um valor em si.

Apartamento Lageado / BUILT - Janela, Iluminação, Dormitório, Viga
© Cristiano Bauce

A função e a materialidade dos ambientes tem muito a ver com o perfil e engajamento do cliente no processo de projeto. O gosto pela música transformou o Living no coração do apartamento. Um espaço com acústica especial (forro de madeira) dotado de uma infraestrutura de entretenimento que contamina todos os demais ambientes. No Living estão concentrados os centros de comando para automatização das instalações de som, imagem, iluminação, e de equipamentos.  Como espaço de transição entre a área íntima e a social, o Living têm no assoalho de madeira uma estratégia importante de integração dos ambientes. 

Apartamento Lageado / BUILT - Mesa, Cadeira
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Lageado / BUILT" 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916176/apartamento-lageado-built> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.