Reforma do apartamento Vital Apoquindo / Alvaro Gajardo + Manuel Pizarro Arquitectos Asociados

Reforma do apartamento Vital Apoquindo / Alvaro Gajardo + Manuel Pizarro Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  -, AB Kupfer, Adobe, AutoDesk, Bosch, Cintac, Cintac®, Comercial Rey, Fidel Espinoza, Google, Los Alisos, MK, Microsoft Office, Sherwin-Williams, Teka, VALVO
  • Equipe: Alvaro Gajardo Arquitecto
  • Construtor: Manuel Pizarro Arquitecto
  • Clientes: Valentina Pau F.
  • Colaboradores: Javier Palma (móveis de cozinha)
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Vilches

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Reforma do apartamento Vital Apoquindo é uma intervenção interior de um apartamento dos anos 90 na comuna de Las Condes, Santiago do Chile. Localizado no quarto e último andar do prédio. O apartamento está organizado em duas seções ou níveis, separados por uma diferença de altura média que divide o acesso e a cozinha da área dos quartos, e no fundo, abaixo, a sala de estar e o terraço - churrasqueira. O apartamento olha para toda a cidade de Santiago a partir de uma localização privilegiada nas encostas do morro.

© Alvaro Baile
Planta
© Alvaro Baile

O desenho do projeto procurou gerar interiores espaçosos e limpos. Para isso foi necessário derrubar paredes que interrompessem as vistas e iluminação dos espaços. Essa ideia de espaços limpos foi aprimorada com uma base de paredes de cor branca e um piso de madeira colocado como uma espinha de peixe, sobre as quais foram adicionados elementos importantes de desenho, como a grande laje em balanço concreto polido na cozinha e lajes polidas menores nos banheiros e na churrasqueira. Da mesma forma, o desenho de um móvel de ferro pendurado, pintado de preto, foi incorporado como uma biblioteca na sala de estar além de outro na cozinha.

© Alvaro Baile

A série de portas de madeira de grandes panos de correr, com os seus painéis de madeira reciclada dispostos em diagonal articulam os espaços (cozinha, varanda, sala e quartos) e procuram harmonizar o total da intervenção, junto com o piso abrindo e fechando espaços de acordo com o uso. A escadaria que salva a diferença de nível entre o hall da sala de jantar e a sala de estar era originalmente deficiente, por isso foi realizada em concreto polido, estendendo-se a pegada de seus degraus até 60 cm cada, fazendo uma escadaria mais pausada, segura e protagonista na descida.

© Felipe Vilches

Os forros, na sua maioria brancos, procuram expandir o espaço, com intervenções realizadas pela iluminação e pelos canos pretos que abrigam os conduítes. Da mesma forma, o forro da cozinha foi executado com tábuas de compensado cortadas e pintadas de branco de amieiro para diferenciá-lo (como forro) do total do apartamento. No caso dos banheiros, os forros foram um "resgate fortuito" e ao mesmo tempo um sucesso, ao descobrir durante a obra um velho concreto com tábuas que apareceu ao tirar o falso teto dos banheiros. Este concreto ficou sem modificações e na vista dos banheiros do novo projeto.

© Felipe Vilches
Corte Longitudinal
© Alvaro Baile

A quilha do balcão da cozinha, assim como guidões e caixilhos das portas de correr, são aços de demolição. Da mesma forma que a madeira restaurada de portas e paredes, estes elementos conseguiram dar calor e uma sensação de pré-existência ao materiais, dando um espírito ao projeto. Um "genius Locci" (Norberg-Shulz, arquiteto norueguês), aquele sentimento de estar num lugar com espírito e alma.

© Felipe Vilches

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vital Apoquindo, Las Condes, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do apartamento Vital Apoquindo / Alvaro Gajardo + Manuel Pizarro Arquitectos Asociados" [Reforma departamento Vital Apoquindo / Alvaro Gajardo + Manuel Pizarro Arquitectos Asociados] 15 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916130/reforma-do-apartamento-vital-apoquindo-alvaro-gajardo-plus-manuel-pizarro-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.