Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - JanelaRefúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Cadeira, Cama, DormitórioRefúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 21Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Cadeira, Cama, Dormitório, VigaRefúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berneck, Blue Glass, Gerdal, Madeiras Monte Claro
  • Outros Participantes: Marcio Vecchi (gerente do Hotel Fazenda Cainã)
  • Cidade: Balsa Nova
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 21
Cortesia de Bruno Zaitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado nos Campos Gerais do estado do Paraná no Brasil, o Refúgio da Cainã é uma das acomodações de um hotel fazenda situado exatamente na área de uma falha geológica denominada Escarpa Devoniana. Com uma vista privilegiada em primeiro plano da vasta mata nativa, no horizonte é possível enxergar tanto a cidade de Curitiba quanto a Serra do Mar, distantes cerca de 50km e 120km respectivamente.

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Janela
Cortesia de Bruno Zaitter
Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 17 de 21
Planta - Layout
Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Madeira, Janela, Cadeira, Dormitório, Cama, Viga
© Sergio Mendonça Jr.

Nesse espaço natural marcado por ampla área verde e pedras características do local, o refúgio contempla um conceito estrutural simplista que revela a conexão do interior com o exterior pela mínima intervenção no ambiente natural. Possui em sua essência a relação entre a estrutura artificial e o universo natural, onde o conceito do projeto é entrar em harmonia com a natureza sem tentar se disfarçar, revelando suas linhas retas e contrapondo-se às linhas curvas e orgânicas.

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Sergio Mendonça Jr.

A estrutura torna-se uma simples base de apoio, transparece flutuante e favorece uma vida em permanente contato com o ambiente natural. Traduz um estado de espírito que reflete num refúgio da confusão urbana, onde o usuário se retira para apreciar o que realmente importa: o seu tempo.  Utilizando como estrutura principal um container de 12 metros de comprimento, a edificação possui uma caixa metálica envidraçada totalmente virada para leste, e vista privilegiada para o nascer do sol.

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Cadeira, Cama, Dormitório
© Sergio Mendonça Jr.

Seja pela transparência dos planos de vidro ou pela opacidade da madeira, a simplicidade e uma pureza volumétrica concedem todo o protagonismo à natureza. Resguarda o aspecto natural do terreno, apoiando-se apenas em pilares diretamente sobre o solo, diminuindo ao máximo o impacto da construção no meio natural. A reutilização do contêiner, a rapidez na construção da estrutura metálica e a menor quantidade de resíduos em obra são fatores preponderantes para a menor agressão à natureza.

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo - Imagem 12 de 21
© Sergio Mendonça Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Balsa Nova, Estado de Paraná, 83650-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter Arquitetura e Urbanismo" 01 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915948/refugio-da-caina-bruno-zaitter-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.