Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter arquiteto

Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter arquiteto

© Bruno Zaitter © Sergio Mendonça Jr. © Bruno Zaitter © Sergio Mendonça Jr. + 21

Balsa Nova, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 50.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Bruno Zaitter, Sergio Mendonça Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Berneck, Blue Glass, Gerdal, Madeiras Monte Claro
  • Outros participantes

    Marcio Vecchi (gerente do Hotel Fazenda Cainã)
Mais informações Menos informações
© Bruno Zaitter
© Bruno Zaitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado nos Campos Gerais do estado do Paraná no Brasil, o Refúgio da Cainã é uma das acomodações de um hotel fazenda situado exatamente na área de uma falha geológica denominada Escarpa Devoniana. Com uma vista privilegiada em primeiro plano da vasta mata nativa, no horizonte é possível enxergar tanto a cidade de Curitiba quanto a Serra do Mar, distantes cerca de 50km e 120km respectivamente.

© Bruno Zaitter
© Bruno Zaitter
Planta - Layout
Planta - Layout
© Sergio Mendonça Jr.
© Sergio Mendonça Jr.

Nesse espaço natural marcado por ampla área verde e pedras características do local, o refúgio contempla um conceito estrutural simplista que revela a conexão do interior com o exterior pela mínima intervenção no ambiente natural. Possui em sua essência a relação entre a estrutura artificial e o universo natural, onde o conceito do projeto é entrar em harmonia com a natureza sem tentar se disfarçar, revelando suas linhas retas e contrapondo-se às linhas curvas e orgânicas.

© Sergio Mendonça Jr.
© Sergio Mendonça Jr.

A estrutura torna-se uma simples base de apoio, transparece flutuante e favorece uma vida em permanente contato com o ambiente natural. Traduz um estado de espírito que reflete num refúgio da confusão urbana, onde o usuário se retira para apreciar o que realmente importa: o seu tempo.  Utilizando como estrutura principal um container de 12 metros de comprimento, a edificação possui uma caixa metálica envidraçada totalmente virada para leste, e vista privilegiada para o nascer do sol.

© Sergio Mendonça Jr.
© Sergio Mendonça Jr.

Seja pela transparência dos planos de vidro ou pela opacidade da madeira, a simplicidade e uma pureza volumétrica concedem todo o protagonismo à natureza. Resguarda o aspecto natural do terreno, apoiando-se apenas em pilares diretamente sobre o solo, diminuindo ao máximo o impacto da construção no meio natural. A reutilização do contêiner, a rapidez na construção da estrutura metálica e a menor quantidade de resíduos em obra são fatores preponderantes para a menor agressão à natureza.

© Sergio Mendonça Jr.
© Sergio Mendonça Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Balsa Nova, Estado de Paraná, 83650-000, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio da Cainã / Bruno Zaitter arquiteto" 01 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915948/refugio-da-caina-bruno-zaitter-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.