XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - EREA Raízes 2019

Entendemos como cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas formas de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. A cultura engloba tanto a linguagem como que as pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto a forma como constroem suas casas, preparam seus alimentos, rezam, fazem suas festas.

Tudo aquilo que deu origem a qualquer coisa é uma raiz. Sergipe é um estado de grande diversidade cultural, isso porque na sua história, vários grupos étnicos e sociais participaram de sua formação e ofereceram diferentes contribuições culturais, tornando um estado de cultura plural e ricamente diversa. Seria inviável discutir cada aspecto histórico e cultural de Sergipe em um único encontro. Portanto, o EREA pretende promover um diálogo e reflexão crítica sobre temas específicos que permeiam no cotidiano das cidades sergipanas.

O EREA Raízes 2019 tem como eixo principal o patrimônio cultural tendo 3 cidades como experiências de estudo: Laranjeiras, São Cristóvão e Aracaju. Serão debatidos e vivenciados temas que vão desde o patrimônio imaterial, abordando origem, identidade, resistência e continuidade chegando até o patrimônio material da cidade, a arte e ofício, autoconstrução e função do patrimônio construído.

No início do encontro, discutiremos sobre modelo de encontro de estudantes de arquitetura e urbanismo, que será um tema fora do eixo principal, porém, importante tanto quanto. Durante a semana, focaremos em temas voltados para o eixo principal, discutindo sobre:

- O quilombo urbano da maloca que utiliza seu espaço para fortalecimento de etnicidade e como eles lidam com as contradições da cidade.
- A invisibilidade dos artesãos ao mesmo tempo que há uma elevada procura de seus produtos artesanais para compor ambientes e produções arquitetônicas.
- A autoconstrução como um saber patrimonial e como o arquiteto e urbanista se insere nesse contexto.
- Os espaços de religião de matriz africana e seu convívio com os espaços católicos. Será que estamos dando a devida importância a todas as raízes que constituem nosso lugar?
- Função do patrimônio histórico e cultural e qual o melhor instrumento para se reconhecer e tombar um patrimônio.
- Os pontos levantados durante a semana do encontro e discutir sobre perspectivas futuras do patrimônio cultural e da cidade, partindo desta conjuntura política e social que o Brasil vive. Pra onde crescem ou irão crescer suas raízes?

Para mais informações sobre os eixos temáticos e inscrições, acesse o link disponível em: https://issuu.com/erearaizes/docs/caderno_de_eixos_-_erea_raizes_2019

Entre em contato conosco pelas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/groups/1998905847068084/
- Instagram: https://www.instagram.com/ereanordeste/?hl=pt-br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - EREA Raízes 2019" 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915761/xi-encontro-regional-de-estudantes-de-arquitetura-e-urbanismo-erea-raizes-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.