Nightingale 1 / Breathe Architecture

Nightingale 1 / Breathe Architecture

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Eve Wilson+ 16

Brunswick, Austrália
Brunswick, Austrália
© Peter Clarke
© Peter Clarke

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o velho bairro Brunswick, industrial e degradado, ainda que exista uma qualidade estranhamente cativante nesta área - seus moradores e seu senso de comunidade. É um caldeirão de atividade migrante, todos se unindo para formar uma comunidade totalmente imperfeita. Emergindo do sucesso do edifício vizinho de apartamentos The Commons, o Nightingale 1 é o projeto inaugural do Nightingale Model - um modelo de habitação replicável, que considera o tripé da sustentabilidade, com prioridades abrangentes nas questões social, econômica e ambiental.

© Eve Wilson
© Eve Wilson

Em sua essência, Nightingale é sobre pessoas. Sua arquitetura serve como um catalisador para unir um grupo com valores semelhantes e construir uma comunidade. Os apartamentos possuem custo baixo, são sustentáveis e fáceis de se viver. O engajamento do comprador desde as primeiras fases do projeto permitiu que o edifício fosse concebido completamente com o usuário final em mente. A forma do Nightingale é uma resposta simples ao patrimônio industrial de Brunswick. Seus jardins de inverno com estruturas de aço respondem às características tradicionais dos galpões, enquanto seus tijolos reciclados remetem aos armazéns térreos de tijolos que antes povoavam a vizinhança.

© Peter Clarke
© Peter Clarke
Cortesia de Breathe Architecture
Cortesia de Breathe Architecture
© Eve Wilson
© Eve Wilson

O andar térreo do Nightingale visa criar engajamento entre seus moradores e a rua, ao mesmo tempo em que se aproxima da comunidade geral de Brunswick. Recantos com assentos e uma via semi-pública até o coração do edifício ativam o térreo. Foi importante deixarmos o escritório para irmos além e encontrarmos organizações alinhadas com os valores da comunidade para ocupar o local e se engajarem.

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Nightingale 1 é composto de uma série de momentos arquitetônicos significativos. O planejamento foi mantido simples. A materialidade foi mais importante que a forma. Sinalização pintada à mão leva os moradores a uma entrada de paralelepípedos com um tapete de tijolos reciclados. Os lobbies de elevador foram revestidos com ripas de madeira natural de eucalipto Blackbutt, chapas de aço e revestimento de fibra de madeira; há sinais nas entradas dos amplos apartamentos com uma paleta suave de pisos de madeira encerada, tetos de concreto e instalações expostas cuidadosamente selecionadas. Os apartamentos do norte vislumbram a paisagem de fora através de uma tela metálica, a qual fornece estrutura para que videiras decíduas cresçam.

© Eve Wilson
© Eve Wilson

A cobertura é cercada por uma vegetação exuberante e têm vista para o The Commons e a cidade ao além. Ela foi pensada para a comunidade, dividida em duas partes. A norte traz utilidades para o dia-a-dia - uma lavanderia comunitária simples, tanques e bombas de água, um depósito para jardinagem, varal e áreas para hortas produtivas. A parte sul da cobertura é dedicada ao encontro das pessoas. Recantos com assentos atrás de aglomerados de vegetação, uma sala de jantar ao ar livre e uma área de gramado para as crianças de Nightingale correrem e brincarem.

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Estar na cobertura e ver como os moradores interagem com o edifício e entre si mesmos demonstra que o Nightingale realmente atingiu seu objetivo - um edifício que abrange o tripé da sustentabilidade, de custo acessível e construído em comunidade. É o primeiro edifício do país a estar conectado numa rede integrada que é 100% isenta de combustível fóssil. Nightingale é carbono neutro em sua operação - não utiliza gás. Projetamos o edifício, a rede elétrica, as regras de uso dos proprietários, a rede embarcada, os sistemas de medição e a medição e compartilhamento da energia solar, para que todos os residentes de Nightingale recebam 100% de energia verde.

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brunswick VIC 3056, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nightingale 1 / Breathe Architecture" [Nightingale 1 / Breathe Architecture] 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915690/nightingale-1-breathe-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.