Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium

Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: BGLA, NEUF consortium; BGLA, NEUF consortium
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stéphane Brügger
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceragres, Endicott, Kawneer, Panneaux 3D, Tafisa
  • Paisagismo: Projet Paysage
  • Engenharia Civil: Pasquin St-Jean
  • Engenharia Mecânica: Ingémels
  • Consultores Leed: TST
  • Gestão: KODEM
  • Construtora: EBC INC.
  • Normas: Technorm
  • Geotécnica : InspecSol
  • Fachada : Édifice Expert
  • Arquitetos Responsáveis: Martin Brière (BGLA) e Guy Carron (NEUF)
  • Cidade: Montreal
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Stéphane Brügger

Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente premiado no Grands Prix du Design, categoria "área comum", o projeto LEED prata de expansão oferece um novo cotidiano na sede da CSN, melhorando a qualidade de vida dos usuários e moradores do bairro.

© Stéphane Brügger

Localizada no distrito de Ville-Marie, a leste da Ponte Jacques-Cartier, a sede da CSN (Confederação dos Sindicatos Nacionais), um edifício brutalista do início dos anos 80, queria se livrar de sua imagem pesada e severa. Esta imagem foi transformada através de uma reforma e de uma ampliação que amplia a estética do edifício e o seu impacto no bairro, preservando a sua essência, a sua identidade. Todo o projeto é inspirado e ancorado na continuidade dos valores da CSN: autonomia, liberdade, solidariedade.

© Stéphane Brügger

O projeto de expansão foi idealizado para melhorar a paisagem arquitetônica e social da área. Um grande volume de cor se desenvolve em continuidade com o edifício existente, mas agora mais livremente, expressando diversidade, complementaridade e unidade. Um novo jardim completa o desenvolvimento do terreno e oferece aos usuários e moradores do bairro, uma verdadeira área de relaxamento e lazer. No coração do conceito arquitetônico está a simbiose de dois volumes, um de madeira, o outro de aço, misturando-se harmoniosamente em um vasto átrio banhado em luz natural.

© Stéphane Brügger

Uma verdadeira metáfora do espaço público, ao mesmo tempo livre, luminoso e unificador, esse lugar grandioso atua como um elo forte; unindo o edifício existente com a sua expansão, bem como os diferentes membros da confederação. Os escritórios estão todos localizados no perímetro do volume ampliado e em torno deste átrio revestido por passagens e pontes cruzadas. No piso térreo e no nível do jardim estão as funções comuns: as salas de reuniões, a cafetaria, a sala multifuncional, a livraria e a biblioteca. A planta "circular" oferece uma grande flexibilidade que permitirá o crescimento ou declínio das diferentes federações ao longo dos anos.

© Stéphane Brügger

Madeira, concreto e aço foram utilizados para expressar as habilidades das indústrias locais e regionais, representadas pelos sindicatos da CSN. O átrio foi projetado para destacar essas matérias-primas. Em particular, a madeira é o elemento predominante deste projeto, uma vez que está associado aos espaços coletivos do edifício; esses lugares, altamente simbólicos para a Confederação, unem seus diferentes membros e os reúnem em torno da mesma missão. O uso cuidadoso da madeira permite colocar ênfase nesses espaços de compartilhamento; incluindo o átrio, a cafetaria e salas multifuncionais.

Planta - Térreo
Detalhe - Corte

Combinada com o concreto e o aço, a madeira finamente trabalhada reforça a estética desses espaços coletivos e representa a riqueza do conhecimento dos trabalhadores, lembrando a essência da CSN. Os diferentes tipos de madeira escolhidos para a concepção do projeto provêm de indústrias locais e regionais representadas pelos sindicatos da Confederação. O Maple foi o principal tipo de madeira utilizada em diversas aplicações ornamentais por sua cor, resistência e identidade.

© Stéphane Brügger

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montreal, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium" [Expansion of the Headquarters of the CSN / BGLA + NEUF consortium] 25 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915663/expansao-da-sede-da-csn-bgla-plus-neuf-consortium> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.