Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Canadá
  5. BGLA
  6. 2017
  7. Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium

Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium

  • 14:00 - 25 Abril, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Giovana Martino
Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium
Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium, © Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

© Stéphane Brügger © Stéphane Brügger © Stéphane Brügger © Stéphane Brügger + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Montreal, Canadá
  • Arquitetos Responsáveis

    Martin Brière (BGLA) e Guy Carron (NEUF)
  • Área

    11245 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Paisagismo

    Projet Paysage
  • Engenharia Civil

    Pasquin St-Jean
  • Engenharia Mecânica

    Ingémels
  • Consultores LEED

    TST
  • Gestão

    KODEM
  • Construtora

    EBC INC.
  • Normas

    Technorm
  • Geotécnica

    InspecSol
  • Fachada

    Édifice Expert
  • Mais informações Menos informações
© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente premiado no Grands Prix du Design, categoria "área comum", o projeto LEED prata de expansão oferece um novo cotidiano na sede da CSN, melhorando a qualidade de vida dos usuários e moradores do bairro.

© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

Localizada no distrito de Ville-Marie, a leste da Ponte Jacques-Cartier, a sede da CSN (Confederação dos Sindicatos Nacionais), um edifício brutalista do início dos anos 80, queria se livrar de sua imagem pesada e severa. Esta imagem foi transformada através de uma reforma e de uma ampliação que amplia a estética do edifício e o seu impacto no bairro, preservando a sua essência, a sua identidade. Todo o projeto é inspirado e ancorado na continuidade dos valores da CSN: autonomia, liberdade, solidariedade.

© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

O projeto de expansão foi idealizado para melhorar a paisagem arquitetônica e social da área. Um grande volume de cor se desenvolve em continuidade com o edifício existente, mas agora mais livremente, expressando diversidade, complementaridade e unidade. Um novo jardim completa o desenvolvimento do terreno e oferece aos usuários e moradores do bairro, uma verdadeira área de relaxamento e lazer. No coração do conceito arquitetônico está a simbiose de dois volumes, um de madeira, o outro de aço, misturando-se harmoniosamente em um vasto átrio banhado em luz natural.

© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

Uma verdadeira metáfora do espaço público, ao mesmo tempo livre, luminoso e unificador, esse lugar grandioso atua como um elo forte; unindo o edifício existente com a sua expansão, bem como os diferentes membros da confederação. Os escritórios estão todos localizados no perímetro do volume ampliado e em torno deste átrio revestido por passagens e pontes cruzadas. No piso térreo e no nível do jardim estão as funções comuns: as salas de reuniões, a cafetaria, a sala multifuncional, a livraria e a biblioteca. A planta "circular" oferece uma grande flexibilidade que permitirá o crescimento ou declínio das diferentes federações ao longo dos anos.

© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

Madeira, concreto e aço foram utilizados para expressar as habilidades das indústrias locais e regionais, representadas pelos sindicatos da CSN. O átrio foi projetado para destacar essas matérias-primas. Em particular, a madeira é o elemento predominante deste projeto, uma vez que está associado aos espaços coletivos do edifício; esses lugares, altamente simbólicos para a Confederação, unem seus diferentes membros e os reúnem em torno da mesma missão. O uso cuidadoso da madeira permite colocar ênfase nesses espaços de compartilhamento; incluindo o átrio, a cafetaria e salas multifuncionais.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Detalhe - Corte
Detalhe - Corte

Combinada com o concreto e o aço, a madeira finamente trabalhada reforça a estética desses espaços coletivos e representa a riqueza do conhecimento dos trabalhadores, lembrando a essência da CSN. Os diferentes tipos de madeira escolhidos para a concepção do projeto provêm de indústrias locais e regionais representadas pelos sindicatos da Confederação. O Maple foi o principal tipo de madeira utilizada em diversas aplicações ornamentais por sua cor, resistência e identidade.

© Stéphane Brügger
© Stéphane Brügger

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Expansão da Sede da CSN / BGLA + NEUF consortium" [Expansion of the Headquarters of the CSN / BGLA + NEUF consortium] 25 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915663/expansao-da-sede-da-csn-bgla-plus-neuf-consortium> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.