Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Brasil
  5. Rua 141
  6. 2018
  7. Apartamento AK / Rua 141 + ZALC Arquitetura

Apartamento AK / Rua 141 + ZALC Arquitetura

  • 10:00 - 24 Abril, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Apartamento AK / Rua 141 + ZALC Arquitetura
Apartamento AK / Rua 141 + ZALC Arquitetura, © Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

© Nathalie Artaxo © Nathalie Artaxo © Nathalie Artaxo © Nathalie Artaxo + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Pinheiros, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil
  • Arquitetxs Responsáveis

    Mona Singal + Rafael Zalc
  • Área

    70.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento de uma jovem paulistana de 30 anos, o projeto assinado pelo Rua 141 + Rafael Zalc buscou imprimir um espaço cheio de bossa, com materiais artesanais de estilo rústico e tons pasteis para a nova moradora, aproveitando ao máximo os 70m² do imóvel. Como a moradora gosta de receber amigos, os arquitetos optaram por integrar a área da cozinha e o terraço com a área social, tiraram partido das cores e texturas de cada material usado nos diferentes ambientes.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo
Planta
Planta
© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

Além disso, retiraram o caixilho que separava os ambientes, nivelaram o piso externo com o interno para dar continuidade e amplitude para essa área. Outra mudança se deu na cozinha e lavanderia: “Como estas áreas eram bem reduzidas, propusemos a integração com o living para aumentar a entrada de iluminação natural e ventilação. Essa conexão entre os ambientes ocorre através da bancada linear de concreto aparente, que inicia no hall de entrada”, explica a arquiteta e sócia do Rua 141, Mona Singal.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

Materiais rústicos e artesanais, com cores e texturas diferentes, foram os escolhidos para compor esse projeto. Tirou-se partido do ladrilho, que é um material antigo, porém foi proposto com desenho contemporâneo, apenas com linhas e tons pasteis, usado no piso dos banheiros e na cozinha. O cimento queimado nas paredes dos banheiros também compõem essa atmosfera rústica, feito in loco. O concreto das bancadas, foi produzido com formas de madeira na obra, sendo projetado especificamente para esse apartamento.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

“O tom de azul do piso da cozinha criou um frescor que conversa com a marcenaria canelada, também azul, e puxadores concha”, explica a arquiteta. O desenho dessa marcenaria era muito usado nos anos 50, mas nesse projeto ganha uma releitura com o tom azul vibrante e a composição com o ladrilho hidráulico de desenho contemporâneo. A estante projetada no living com a porta de correr, que dá acesso para a área intima, é a protagonista desse ambiente, que abriga a vegetação e os objetos de diversos designers brasileiros.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

O resultado é um espaço cheio de vida e personalidade. Para trazer aconchego, os arquitetos escolheram a madeira natural, presente na marcenaria em todos os ambientes. A parede de tijolinho aparente e o forro de madeira, já presentes no apartamento original reforçaram a linguagem rústica. No terraço, havia uma área para plantio no piso (jardineira no nível do piso com o sistema de drenagem embaixo) e foi aproveitado esse cantinho para plantar algumas espécies.

© Nathalie Artaxo
© Nathalie Artaxo

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento AK / Rua 141 + ZALC Arquitetura" 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915642/apartamento-ak-rua-141-plus-zalc-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.