Zona Úmida Urbana Usaquén / CESB / Obraestudio

Zona Úmida Urbana Usaquén / CESB / Obraestudio - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Responsável: Arq. Juan Melo Lozano
  • Equipe De Projeto: Bio.Mateo Hernández / Arq. Lorena González / Arq. Lucas Nieto / Arq. Juan Camilo Arias
  • Clientes: Centro Empresarial Santa Barbara CESB
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Segura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de intervenção é um antigo estacionamento com 8.500 m2 de espaço coletivo aberto no interior da quadra do Centro Empresarial de Santa Bárbara (CESB), no norte de Bogotá. O objetivo a partir do qual se deu a concepção do projeto foi ir além do requerimento e intervir no entorno, obtendo um impacto positivo não apenas pontual, mas também em nível urbano. Um experimento de construção harmônica e sustentável da cidade, do privado ao público. Uma referência urbana em seu modelo de gestão e seu resultado.

© Daniel Segura
Planta Arquitetura
© Andrés Valbuena

O conceito inicial do projeto é a zona alagadiça de Sabana, sua vegetação, sua geometria indefinida e os bosques de suas áreas rochosas. Os traços, texturas e cores do desenho recriam um ecossistema intermediário entre o aquático e o terrestre. Neste contexto, as espécies nativas crescem livre e naturalmente. O espaço público flui espontaneamente entre a água e a vegetação. Ao transitar pelo projeto, o pedestre mergulha em um espaço natural inesperado, um lugar para se refugiar do contexto urbano avassalador. O projeto é um espaço público particularmente versátil; respondendo à necessidade de conectividade urbana do local, sendo um abrigo natural e seguro para permanecer.

© Daniel Segura

A construção desse espaço natural em uma área de estacionamento constituiu um dos principais desafios arquitetônicos e técnicos do projeto, que exigiu uma avaliação milimétrica das características estruturais, funcionais e técnicas da área.

© Jairo Llano

Sustentabilidade

Para a manutenção da vegetação nativa foi criado um sistema de coleta e recirculação de 100% da água da chuva. Estas águas da chuva atravessam o corpo central de água e todas as superfícies do paisagismo através de um sistema geral de irrigação.

© Jairo Llano

A plataforma do espaço público foi construída nos estacionamentos existentes da CESB, porém o design dos móveis (bancos) permite a ventilação natural dos subsolos de forma funcional e harmoniosa com o espaço público. As superfícies do piso são construídas 100% com pedras e madeiras naturais locais. 100% dos móveis foram projetados exclusivamente para o projeto (bancos, lixeiras e luminárias).

© Daniel Segura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Zona Úmida Urbana Usaquén / CESB / Obraestudio" [Humedal Urbano Usaquén / CESB / Obraestudio] 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915583/zona-umida-urbana-usaquen-cesb-obraestudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.