Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Mesquita de Basuna / Dar Arafa Architecture

Mesquita de Basuna / Dar Arafa Architecture
© Essam Arafa
© Essam Arafa
Mesquita  · 
Basunah, Egito
  • Cliente

    Dr. Usama al-Azhari
  • Engenharia

    Hisham Negm + Ahmed alHadary Amr Haggag Waleed Samir + Bishoy Nagy
  • Consultor

Descrição enviada pela equipe de projeto. A mesquita de Basuna está localizada na quente e árida vila de Basuna, Sohag, no Egito, local em meio a uma  barulhenta, poeirenta e densa área construída por edifícios residenciais, um cemitério e gados que frequentemente andam de um lado para o outro. O novo edifício deveria, portanto, oferecer paz e tranquilidade para seus usuários e consequentemente, alguns requisitos precisaram ser atendidos.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

A solução dependeu de uma parede com cavidade e apenas uma janela, com vista para ao cemitério, coberta por um sistema híbrido de cobertura, constituído por uma viga de concreto fundida in loco e conformando um quadrado central (6,0x6,0m), coberto com uma cúpula principal, e 108 aberturas quadradas menores (0,82 x 0,82m) parcialmente cobertas pelo domo, complementados por painéis de vidro verticais permitindo que a brisa fresca do norte penetrasse na mesquita, além da luz natural indireta sobre o interior, e coleta d'água da chuva usada para limpeza e rega de plantas.

© Essam Arafa
© Essam Arafa
Fachada norte
Fachada norte
© Essam Arafa
© Essam Arafa

A cúpula principal foi construída usando um bloco leve de fabricação egípcia feito de areia e cal, com uma densidade de 0,5 ton/m3; condutividade térmica 0,136-0,132 W/m²; classificação de incêndio (em relação à espessura) de 4-7 horas, isolamento acústico (dB) 37-48. A notável leveza do bloco diminuiu o próprio peso do edifício, diminuindo as dimensões exigidas de todos os elementos de concreto armado. Suas dimensões (100x200x600mm) foram perfeitas para introduzir uma estética original, servindo ao esquema conceitual da mesquita, através da utilização de uma lista de corte especial e uma simples tesselação escalonada. Tive que inventar uma bússola de aço especial para garantir o posicionamento espacial meticuloso de cada bloco, independentemente das habilidades e precisão de um pedreiro.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

Cúpulas pendentárias são um elemento estrutural conhecido, tradicionalmente usado para facilitar a transição de planos quadrados para octogonais para finalmente receber o plano circular de uma cúpula.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

Na mesquita de Basuna, este elemento foi reimaginado como uma unidade independente, com funções inovadoras, estruturalmente como um sistema de telhado, ambientalmente como uma claraboia, e esteticamente como um objeto geométrico independente, apreciado tanto do interior como do exterior.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

A cúpula de entrada faz referência à cúpula histórica da Grande Mesquita de Córdoba. Ela serve como um lembrete do rico potencial da arquitetura histórica tanto no discurso arquitetônico quanto nas inovações construtivas.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

Existem quatro entradas para o edifício, duas das quais poderiam ser acessíveis para os fiéis com necessidades especiais, uma vez que as estradas e a infraestrutura da aldeia permitem o movimento livre e independente de pessoas com necessidades especiais.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

A sala multiuso é projetada para acomodar aumentos sazonais no número de fiéis, de ambos os sexos, durante as sextas-feiras e o mês sagrado do Ramadã, além de servir uma série de propósitos durante todo o ano; clínicas médicas temporárias, aulas de alfabetização pós-escola e alfabetização, etc. Isso traz de volta à mente toda a função inclusiva da mesquita, não apenas como um lugar para o culto ritualístico, mas como um centro de serviço para muçulmanos e não-muçulmanos. igualmente.

© Essam Arafa
© Essam Arafa

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Basuna, al-Maraghah- Sohag, Egito

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita de Basuna / Dar Arafa Architecture" 23 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915573/mesquita-de-basuna-dar-arafa-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.