Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Mesquita Punchbowl / Candalepas Associates

Mesquita Punchbowl / Candalepas Associates

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 20

Punchbowl, Austrália
  • Arquitetos: Candalepas Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  549
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Rory Gardiner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Austral Bricks, Bega, Bentley, Boral, Caroma, Glennon Tiles, Kleeman, Lysaght, SIMES, WK Marble & Granite
  • Equipe De Projeto: Jeremy Loblay, Rachel Yabsley, David Bulter, Ivan Jeldrez, Claudia Takada, Alex Dricks, Andrew Scott, Christian Natterodt, Clancy Mears, David Tordoff, Nichole Drake
  • Clientes: Australian Islamic Mission
  • Construtor: Infinity Constructions
  • Acústica: Marshall Day Acoustic
  • Estrutura: Taylor Thomson Whitting and Wood and Grieve Engineers LTD
  • Bca/Pca : Blackett Maguire and Goldsmith
  • Hidráulica: Jones Nicholson
  • Mecânica/ Elétrica: Jones Nicholson
  • Paisagem: Taylor Brammer
  • Qs : Napier Blakeley
  • Acesso: Accessibility Solutions NSW
  • Combate A Incêndio: Innova Services LTD
  • Geotecnia: JK Geotechnics
  • Planejamento: SJB Planning
  • Água Da Chuva: Neil Lowry & Associates
  • Quantitativos: Geometra Consulting
Mais informações Menos informações
© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da mesquita Punchbowl, na Austrália, foi concebido para melhor acolher a crescente comunidade muçulmana local. Localizado na região metropolitana de Sidney, o novo complexo religioso será utilizado para celebrar cultos além de aproximar e reunir os fiéis.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

O centro religioso de Punchbowl foi construído em duas etapas. A mesquita foi erguida primeiramente e possui capacidade para até 300 pessoas enquanto que a segunda fase do projeto foi dedicada aos edifícios do centro comunitário. Implantados em um terreno quadrado, os edifícios foram dispostos ao redor de um pátio central com um dos lados abertos. Este átrio semi-fechado foi concebido de tal forma a acolher a comunidade e proporcionar privacidade simultaneamente. Deste modo foram criados dois pátios adjacentes com diferentes graus de intimidade, organizando e separando as diferentes funções do programa exigido pelo cliente.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

O primeiro deles, de vocação mais pública, é acessado diretamente a partir da rua e dá acesso direto à mesquita. Este pátio é o principal espaço de acolhida dos fiéis e um importante local de encontro antes e depois dos cultos. O segundo átrio, maior e mais íntimo, é acessado através do primeiro e configura-se como um espaço mais contido, uma praça contemplativa e de reflexão.

Planta - térreo
Planta - térreo

Ao redor deste espaço semi-público, localizam-se os edifícios administrativos e o centro comunitário. Este pátio também funciona como um espaço de apoio à mesquita, podendo ser integrado à ela durante a realização de grandes eventos e cultos. Estas duas praças podem funcionar independentemente ou de forma integrada, permitindo uma maior flexibilidade no uso dos espaços de acordo com as necessidades específicas de cada ocasião.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

Formalmente, a arquitetura da mesquita se destaca intencionalmente do restante dos outros edifícios do conjunto. O acesso se dá pelo pátio principal aberto para a rua. Os fiéis são então separados por gênero, segundo diferentes fluxos que encaminham o público para dentro do espaço sagrado onde acontecem as celebrações.

Corte A
Corte A
Corte B
Corte B

Os homens ficam no térreo enquanto que as mulheres são encaminhadas para os pavimentos superiores.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

Apesar de seus materiais modernos, a arquitetura da mesquita reproduz as formas ornamentais das "muqarnas", elementos representativos da tradicional arquitetura islâmica. Cada uma destas "conchas" acústicas possui um buraco de 30mm de diâmetro em seu centro, transformando a cobertura da mesquita em um filtro de luz que ilumina o espaço, transformando o ambiente a medida que o dia passa, desde a primeira oração da manhã até a pregação do pôr-do-sol.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

Uma parede de concreto atravessa o espaço quebrando sua ortogonalidade indicando a direção de Meca. O projeto da Mesquita foi construído para orientar seus fiéis, para promover o ensino religioso e incentivar o desenvolvimento da cultura muçulmana junto a comunidade local de Punchbowl.

© Rory Gardiner
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Punchbowl NSW 2196, Austrália

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Punchbowl / Candalepas Associates" [Punchbowl Mosque / Candalepas Associates] 21 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915060/mesquita-punchbowl-candalepas-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.