Casa Ha / VTN Architects

Casa Ha / VTN Architects - Mais Imagens+ 24

Ho Chi Minh (Saigon), Vietnã
  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Equipe De Projeto: Takahito Yamada, Le Viet Minh Quoc, Mitsuyoshi Shingu
  • Construtor: Wind And Water House JSC
  • Arquitetos Responsáveis: Vo Trong Nghia, Tran Thi Hang
  • Cidade: Ho Chi Minh (Saigon)
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Historicamente no Vietnã, diversas gerações de uma mesma família coabitam em uma mesma casa. Este arquétipo típico de arquitetura residencial tem perdurado ao longo do tempo e continua a ser o principal modelo de edifício familiar no país. A Casa Ha é um projeto de arquitetura concebido para abrigar três gerações de uma mesma família e está situada a vinte quilômetros do centro da cidade de Ho Chi Minh no sul do Vietnã. A vizinhança é marcada por uma urbanização densa, diversas casas familiares que compartilham suas empenas construindo um maciço urbano contínuo. Como resultado disso, o terreno disponível estava limitado por dois edifícios lindeiros em uma estreita faixa de apenas sete metros de largura e vinte metros de comprimento. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

De forma a transcender estes limites típicos dos tradicionais bairros residenciais altamente densos do Vietnã, decidimos propor um edifício aberto à paisagem, amplamente permeado e integrado à natureza. Estratégias de ventilação e iluminação natural proporcionam melhores condições de conforto no interior do edifício, permitindo ainda uma melhor conexão entre interior e exterior.

© Hiroyuki Oki

Primeiramente, nossos clientes solicitaram "um amplo jardim", um lugar onde as crianças pudessem brincar enquanto os adultos organizam festas e churrascos para toda a família e amigos. Além disso, eles queriam uma piscina, um espaço para a prática de exercícios, um puxadinho para o quarto da avó, uma sala de estar e jantar integrada à cozinha e um estacionamento suficientemente grande para todos os veículos da família - tudo isso no térreo. Dificilmente conseguiríamos dar conta de todas estas demandas, por isso, propusemos dividir este “grande pátio” e transformá-lo em uma série de pequenos jardins conectados e espalhados pelo terreno. 

Um jardim vertical contínuo

A medida que escalonamos o edifício a partir do térreo, incorporamos uma série de jardins suspensos que vão ocupando os recuos, criando um espaço contínuo, integrado e aberto. No pavimento superior, projetamos um espaço em balanço que vence o desnível do terreno para criar uma ponte de acesso junto ao limite do terreno de frente para a rua. Os jardins laterais escalonados estão integrados aos terraços que por sua vez, se conectam diretamente aos espaços internos do pavimento superior. A vegetação incorporada no projeto de paisagismo serve como um filtro natural dos raios de sol, permitindo a iluminação indireta e a circulação de ar no interior da casa. Além disso, este muro verde marca a transição entre o espaço público e privado, resguardando a casa dos vizinhos e das pessoas que passam pela rua.

© Hiroyuki Oki

Os terraços e jardins são como pontes que se encaixam aos volumes da casa, permitindo acesso direto ao terreno à partir dos espaços interiores. Em determinados momentos são espaços abertos e acolhedores, em outros pontos são pequenas varandas privativas acopladas aos quartos individuais. Esta rede de "jardins contínuos" culmina em um grande pátio coletivo, onde as crianças podem brincar livremente enquanto os pais organizam suas festas e eventos familiares.

© Hiroyuki Oki

Interiormente, este espaço contínuo e integrado se repete. O térreo e o pavimento superior encontram-se conectados através de grande vazio central de pé direito duplo. A partir deste pátio interior é possível acessar todos os demais espaços da casa, como a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, a biblioteca e o quarto das crianças. O jardim avança para dentro da casa e a casa se expande para o jardim. Um espaço integrado e contínuo aonde toda a família se reúne e se encontra. Ao mesmo tempo, cada espaço da casa "olha" para o lado de fora, permitindo que a todo momento os moradores possam passear livremente pelo terreno.

Assim, como uma ponte que atravessa um jardim suspenso, a casa se transforma em um espaço de conexão entre a vida da família e a natureza exuberante do Vietnã.

© Hiroyuki Oki

Estratégias ambientais

Em um terreno estreito e confinado por duas empenas, o escalonamento dos volumes foi a estratégia encontrada para permitir uma melhor iluminação e ventilação natural dos espaços da casa além de conectar interior e exterior de forma a ampliar a área útil do edifício. 

A vegetação do lado de fora funciona como um filtro natural que inunda a casa com luz indireta e difusa, permitindo ainda uma constante ventilação que minimiza a necessidade tanto de iluminação artificial ao longo do dia quanto de sistemas de condicionamento de ar.

© Hiroyuki Oki

O reduzido orçamento da obra nos induziu a pensar soluções criativas e práticas. Tijolos são comumente utilizamos como acabamento no Vietnã e por isso optamos por não adicionar nenhum revestimento as fachadas. Além disso, utilizando sistemas construtivos e mão de obra locais, pudemos controlar a qualidade da disposição dos tijolos no canteiro de obra para garantir um perfeito acabamento. Como o tijolo foi produzido no local e não precisou ser transportado para a obra, a pegada de carbono foi reduzida drasticamente.

© Hiroyuki Oki

Conectando pessoas e paisagens

Este é o nosso mais recente projeto da série "house for trees", a qual tem sido um dos principais focos de nosso escritório ao longo dos últimos anos. Isso não significa que apenas plantamos árvores em nossos projetos, mas que estamos comprometidos em construir casas onde a vida dos moradores e a natureza estão intimamente conectadas.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ha / VTN Architects" [Ha House / VTN Architects] 15 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915030/casa-ha-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.