Masa / Studio Cadena

Masa / Studio Cadena - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Studio Cadena; Studio Cadena
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7500 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accesorios y Acabados
  • Construção E Coordenação: MRB S.A. and ODQ S.A..
  • Engenharia Estrutural: Ingeniería y Proyectos de Infraestructura
  • Engenharia Mecânica: ARQUITECTURA & BIOCLAMIATICA
  • Engenharia Elétrica: JGMC Ingeniería
  • Engenharia Hidráulica: BYC INGENIEROS HIDRAULICOS
  • Engenharia Geotécnica: Alfonso Uribe S & Cia.
  • Consultoria De Iluminação: ClaroOscuro Lighting Design
  • Consultoria De Acústica: Ambientes Arquitecturales
  • Consultoria Av: John Osorio
  • Marcenaria: LETTO
  • Cliente: Masa
  • Arquitetos Responsáveis: Benjamin Cadena, Studio Cadena
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Ambiente Familiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Studio Cadena, com sede na cidade de Nova Iorque, projetou Masa, um novo restaurante em um bairro residencial no norte de Bogotá, Colômbia. O restaurante foi construído em uma escala residencial, no lote de uma antiga casa.  Este é o segundo maior espaço projetado pelo escritório para essa empresa. O primeiro, também em Bogotá, é uma cafeteria que abriu as portas em 2014. O edifício de 697 m2 se organiza como um agrupamento de volumes diferentes, mas interligados, cada um com uma função particular. Em uma esquina se encontra uma cafeteria e uma padaria, que flui até a área de entrada central que está adjacente a um volume de restaurante e espaço comercial separado.

Planta
© Ambiente Familiar

O pátio ao ar livre oferece assentos no jardim e conecta os espaços públicos com a cozinha na parte posterior. Elementos como uma longa barra de concreto, uma estação de serviços cilíndrica revestida de madeira e uma plataforma de assentos de vários níveis na entrada servem para modular o espaço. O fundador e diretor do Studio Cadena, Benjamin Cadena, comenta sobre o projeto: "A ideia é que tudo esteja conectado, mas que os espaços permaneçam fragmentados para a intimidade. Em qualquer espaço do restaurante é possível escutar ou sentir cheiros que dão uma ideia dos espaços adjacentes, mas não está completamente aberto. O projeto define diversos volumes espaciais, mas permite mover-se através deles com a liberdade de uma planta aberta".

© Ambiente Familiar

Do exterior, as janelas e a entrada triangulares abrem a fachada para a rua, satisfazendo a vida da calçada e revelando a vida dentro do restaurante. As janelas geométricas, incluindo uma grande circular que aponta para o jardim a partir da cozinha, se somam à qualidade lúdica e gráfica da linguagem interior-exterior do espaço. Cadena afirma que "a continuidade interior-exterior deste projeto é intencional, mas representa um desafio em Bogotá, onde o clima é perene de primavera ou outono, e pode ser frio e úmido. Neste caso, queríamos garantir que sempre fosse possível sentir a presença do que está acontecendo e que o espaço permanecesse aberto para si mesmo e para a rua, sendo atrativo para a cidade".

Maquete 2
© Ambiente Familiar

A diversão contínua nas superfícies, acessórios e mobiliário, todos desenhados pelo escritório. Os diversos desenhos escultóricos de iluminação servem para diferenciar os volumes: os grandes globos de papel iluminam o café da esquina, enquanto a malha metálica pintada à mão que desce do teto recebe a luz natural no volume médio. Um piso único feito de telhas de terraço grandes e fundidas à mão, incrustadas dentro do terraço tradicional, cobre os espaços públicos internos. As paredes foram feitas com concreto texturizado, moldado em obra.

© Ambiente Familiar

Estes elementos surgem de um interesse nas técnicas de atualização que se utilizam em geral em Bogotá (como o terraço), assim como na introdução de outras que são exclusivas da região. Tudo isso faz parte de um contexto de desenho livre, com referências cruzadas e um restaurante que requer um mínimo. "A estratégia do ponto de vista do projeto foi deixar a arquitetura se encarregar do trabalho", diz Cadena.

Cortes
© Benjamin Cadena

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Masa / Studio Cadena" [Masa / Studio Cadena] 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914400/masa-studio-cadena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.